(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Incêndio florestal na Califórnia ameaça abastecimento de água em San Francisco


postado em 26/08/2013 17:55

Um incêndio florestal na Serra Nevada da Califórnia ameaçava nesta segunda-feira uma reserva de água que abastece a cidade de San Francisco e o parque nacional Yosemite, um dos atrativos naturais mais importantes dos Estados Unidos.

O gigantesco incêndio, que começou há nove dias por razões desconhecidas, se tornou o décimo terceiro maior incêndio da história da Califórnia (oeste), disseram as autoridades.

O fogo ameaçava 2.400 residências nas comunidades das colinas de Sierra Nevada, região montanhosa do centro do estado, com uma população total de 10.000 habitantes.

Vinte e três estruturas foram destruídas e há ordens de evacuação para outras mil pessoas.

O fogo queimou 60.600 hectares a oeste do parque Yosemite e na segunda-feira seu perímetro estava restrito em 15%, segundo o site oficial de informação de incidentes InciWeb.

Também estava ameaçada a reserva de água Hetch Hetchy, que abastece os 2,6 milhões de habitantes da baía de San Francisco, 320 km a oeste do fogo.

Meios de comunicação locais reportaram na manhã desta segunda-feira que as chamas do "Rim Fire" - como foi batizado o incêndio - estavam a oito quilômetros da reserva de água.

Três mil e seiscentos bombeiros, apoiados por helicópteros e aviões-tanque, lutavam contra o fogo que crescia rapidamente graças às condições do terreno, à seca do ar e aos fortes ventos, informou o Departamento Florestal e de Proteção de Incêndios.

"Os ventos hoje (segunda-feira) representarão um desafio, com rajadas de 40 km/h do sul, o que impulsionará o fogo para o nordeste", acrescentou em um comunicado.

Tyrone Jue, do departamento de Serviços Públicos de San Francisco, disse ao jornal local The San Francisco Chronicle que não alterou a qualidade da água potável, nem foram registradas interrupções no fornecimento de água da grande cidade.

O funcionário assegurou que San Francisco tem grandes reservas de água em depósitos locais, que estarão à disposição caso seja cortado o abastecimento da reserva Hetch Hetchy.

No entanto, a eletricidade da cidade também vem das florestas de Sierra Nevada: duas de suas três usinas foram fechadas desde que o fogo começou a varrer a área, informou Jue ao Chronicle.

San Franciso mantém o fluxo de eletricidade graças a acordos com outras companhias elétricas e à compra a terceiros.

O governador Jerry Brown declarou o estado de emergência para a cidade de San Francisco devido às ameaças a suas fontes de água e de eletricidade.

A Agência Federal de Gestão de Emergências (FEMA, na sigla em inglês) autorizou o uso de recursos federais para assistir ao estado da Califórnia a combater o fogo.

No total, os bombeiros da Califórnia estão combatendo 11 incêndios maiores no estado.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)