(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Uso de armas químicas na Síria é "inegável", afirma secretário de Estado dos EUA

Em pronunciamento, John Kerry disse que não existem mais dúvidas sobre ataque


postado em 26/08/2013 17:16 / atualizado em 26/08/2013 17:55

Pelo menos 1,3 mil pessoas morreram durante ataque químico na Síria(foto: REUTERS/Bassam Khabieh)
Pelo menos 1,3 mil pessoas morreram durante ataque químico na Síria (foto: REUTERS/Bassam Khabieh)

"Inegável e indesculpável". Foi assim que o secretário de Estado dos EUA, John Kerry, tratou os ataques com armas químicas ocorridos na última semana na Síria, que resultaram em mais de 1300 mortos e chocaram o mundo. Em pronunciamento no Departamento de Estado, em Washington, Kerry afirmou que não restam mais dúvidas do uso dos armamentos - proibidos por convenção internacional em 1993 - contra os civis. "O assassinato de mulheres, crianças e pessoas inocentes por armas químicas é uma obscenidade moral", completou.

Em sua fala, John Kerry disse a administração de Barack Obama pode responsabilizar o governo sírio pelos ataques contra os rebeldes e civis, sugerindo que a Casa Branca está se aproximando de uma resposta militar depois de consulta com os aliados dos Estados Unidos.

Kerry também disse que a recusa do governo sírio em permitir o acesso imediato aos locais do ataque na última quarta-feira foi um indicador da tentativa de se esconder as responsabilidades. "Nosso senso de humanidade básica é ofendido não só por este crime covarde, mas também pela tentativa cínica de encobri-lo", pontuou o secretário.

"ILÓGICAS" Em entrevista ao jornal russo Izvestia, o presidente da Síria, Bashar al-Assad, disse que as acusações de que suas forças haviam usado armas químicas foram ilógicas e um "atentado contra o senso comum". O líder sírio advertiu os Estados Unidos de que a intervenção militar na Síria traria "fracasso assim como em todas as guerras anteriores, começando com o Vietnã e até os dias de hoje".

John Kerry sugeriu intervenção na Síria(foto: AFP Photo/Jewel Samad)
John Kerry sugeriu intervenção na Síria (foto: AFP Photo/Jewel Samad)
Putin diz que não há provas de ataque

O presidente russo, Vladimir Putin, disse ao primeiro-ministro britânico, David Cameron, que ainda não há nenhuma prova de que o regime sírio tenha usado armas químicas contra os rebeldes na Síria, anunciou nesta segunda-feira a assessoria do premier. Durante uma conversa por telefone, Putin disse: "Eles não têm provas nem da utilização de armas químicas nem de quem seria a responsabilidade".

Contestando a posição do presidente russo, Cameron repetiu que há "poucas dúvidas" de que o regime tenha efetuado um ataque químico na quarta-feira passada, perto de Damasco. O chefe de governo britânico manifestou dúvidas sobre a capacidade dos rebeldes de realizar um ataque como o resgistrado e indicou que o regime havia lançado uma grande ofensiva na região nos dias anteriores.

"O regime também impediu o acesso da ONU (à região) imediatamente, o que leva a crer que eles tinham alguma coisa a esconder", considerou Cameron ao presidente Putin. Os dois líderes reafirmaram o compromisso assumido pelos dirigentes do G-8 de não deixar que ninguém utilize armas químicas sem que haja uma resposta da comunidade internacional.

*Com AFP


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)