(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Aumenta tensão entre Espanha e Gibraltar


postado em 24/08/2013 16:34

A tensão entre Espanha e Gibraltar aumentou mais um pouco neste sábado depois que Madri decidiu, segundo a imprensa, bloquear a passagem de caminhões carregados de pedras destinadas a um projeto imobiliário no pequeno território britânico reivindicado pela Espanha.

Os serviços aduaneiros, que dependem do ministério das Finanças, decidiram bloquear a passagem de caminhões carregados de pedras pela fronteira da Espanha e Gibraltar, a pedidos da autoridade fiscal espanhola, informou a imprensa local.

A tensão entre Londres e Madri aumentou desde o último 24 de julho, quando Gibraltar, que não tem frota pesqueira comercial, construiu nas disputadas águas entre o enclave e a Espanha um arrecife artificial formado por 70 blocos de concreto com o propósito oficial de regenerar a fauna marinha.

Desde então, a temperatura das relações diplomáticas entre os dois países aumentou, e os governos espanhol e britânico ameaçaram levar a disputa às instâncias e tribunais internacionais. Espanha e Inglaterra se acusam de jogar mais lenha da fogueira.

As filas de espera de vários quilômetros na fronteira aumentam diariamente, e neste sábado não foi diferente. A Espanha tem reforçado os controles de entrada do pequeno território, localizado no extremo sul do país e cedido em 1713 ao Reino Unido. Gibraltar diz que a medida é uma forma de represália.

O chefe do governo do enclave britânico, Fabian Picardo, negou nesta sexta-feira o pedido de Madri de retirar os blocos do arrecife artificial.

Em comunicado divulgado neste sábado, o governo de Gibraltar desmentiu ter aceitado "conversas entre duas ou quatro partes" entre Londres, Madri, Gibraltar e a região da Andaluzia, como havia sido divulgado pela imprensa, afirmado que a informação era "totalmente falsa".

A representante do governo espanhol na Andaluzia, Carmen Crespo, também desmentiu neste sábado a proposição do governo de Gibraltar de restabelecer a autorização, erradicada em 2012, de pesca com redes a 59 barcos espanhóis nas disputadas águas, alegando que a decisão deve ser tomada por Gibraltar.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)