(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Monumento do exército soviético é pintado de rosa em Sofia


postado em 21/08/2013 10:19

O principal monumento do exército soviético em Sófia foi pintado de rosa na madrugada desta quarta-feira, um ato ousado com o qual anônimos recordaram a invasão da Tchecoslováquia pelo Pacto de Varsóvia há 45 anos.

A grande escultura de bronze, que representa nove soldados soviéticos, foi pintada com as frases "Praga 68" e "Bulgária se desculpa".

O monumento já havia sido transformado em 2011 por artistas desconhecidos, que pintaram uniformes de super-heróis sobre as esculturas, como o Super-Homem, mas também o Papai Noel e até o palhaço mascote da rede de fast-food americana McDonald's.

A Bulgária, como membro do Pacto de Varsóvia, enviou tropas na invasão da ex-Tchecoslováquia na madrugada de 20 para 21 de agosto de 1968, que acabou brutalmente com a revolta dos reformistas da Primavera de Praga.

A Bulgária foi o último país do Pacto de Varsóvia a pedir desculpas oficialmente, em 1990, por seu papel na invasão.

O monumento, construído no centro da cidade em homanegem ao exército soviético que propiciou a instalação do regime comunista na Bulgária após a Segunda Guerra Mundial, provocou um intenso debate no país sobre sua destruição ou não.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)