(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

EUA aconselha seu pessoal diplomático em Caracas a usar carro blindado


postado em 20/08/2013 20:10

A embaixada dos Estados Unidos em Caracas emitiu uma orientação a seus funcionários e familiares para que utilizem "carros blindados" nos deslocamentos por certas zonas da capital venezuelana, uma das cidades mais violentas da América do Sul.

A orientação, divulgada no site do departamento de Estado, traz uma escala de cores de acordo com a periculosidade dos cinco municípios que formam a região de Caracas, onde ocorreram 3.400 homicídios apenas no primeiro trimestre do ano.

A zona "vermelha", que inclui os extremos oeste e leste de Caracas, está proibida para viagens não oficiais ao pessoal da embaixada" e "assuntos oficiais são limitados a certas horas do dia, sempre e quando se permaneça próximo às principais avenidas".

No setor estão os bairros populares de Petare, 23 de Enero, San Martín e Catia, focos da violência criminal.

"Os bairros pobres nas encostas em torno de Caracas são extremamente perigosos. Estes bairros estão pouco patrulhados pela polícia", destaca o site do departamento de Estado.

A zona "laranja" envolve o norte, leste e oeste da capital, entre às 20H00 e às 06H00 local, e o pessoal diplomático deve comunicar à embaixada ao sair de casa e da região", além de "solicitar veículos blindados" para percorrer o setor entre 24H00 e 06H00.

O setor amarelo inclui bairros das zonas norte, leste e sudeste - de classe média e alta- nos quais os funcionários devem "notificar sua presença à embaixada".

Segundo números oficiais, a Venezuela tem uma taxa de 54 homicídios por 100.000 habitantes, a terceira mais alta da América Latina, após Honduras (86,5) e El Salvador (68,5).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)