(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Suspensão do Paraguai na Unasul é anulada


postado em 10/08/2013 12:19

A União das Nações Sul-americanas (Unasul) anulou a suspensão da participação do Paraguai nos organismos do bloco subregional, medida que será aplicada a partir de 15 de agosto, quando o novo governo do país tomar posse.

"O Peru, no exercício da Presidência temporária da União de Nações Sul-americanas (Unasul), comunica que, no dia 9 de agosto, foi adotada a Decisão do Conselho de Chefes de Estado da Unasul que torna sem efeito a suspensão da participação do Paraguai nos órgãos e instâncias da União", disse um comunicado divulgado pela chancelaria peruana.

Na nota, a Unasul lembra que a Missão de Acompanhamento Eleitoral da Unasul no Paraguai, entregou seu relatório em julho sobre o processo eleitoral no Paraguai em abril, quando Horacio Cartes foi eleito.

A missão da Unasul, presidida pelo peruano Salomón Lerner, constatou "que as eleições presidenciais aconteceram com total normalidade e com ampla participação cidadã, razão pela qual concordaram em retirar a suspensão", diz a nota.

A Unasul suspendeu o Paraguai após a destituição pelo Parlamento de Fernando Lugo da presidência, em junho de 2012, e condicionou o retorno deste país ao bloco regional à realização de eleições transparentes e democráticas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)