(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Irã tem nova instalação para lançar mísseis


postado em 08/08/2013 12:04

O Irã construiu uma nova instalação para lançar foguetes que poderia ser utilizada para testar mísseis balísticos, afirma a empresa de consultoria IHS Jane's, com base em imagens captadas via satélite.

A instalação fica 40 quilômetros ao sudeste da cidade de Shahrud, nordeste do país.

Com base nas imagens por satélite, os especialistas da IHS Jane's determinaram que a construção começou entre maio e setembro de 2010, mais ou menos no mesmo momento em que a ampliação da instalação em Semnan, norte do país.

As imagens "revelaram uma instalação iraniana para lançar foguetes não divulgada previamente perto da cidade de Shahrud", declarou Matthew Clements, da IHS Jane's Military and Security Assessment Centre.

"Esta é a segunda instalação conhecida no Irã que terá capacidade para lançar satélites ao espaço e foram anunciados planos para uma terceira", completa.

"A análise das imagens de Sharhud sugere que será uma instalação estratégica utilizada para testar mísseis balísticos, que liberará as outras duas instalações para o ambicioso programa de lançamento de satélites do Irã".

O Irã foi objeto de quatro resoluções do Conselho de Segurança da ONU, com sanções econômicas para forçar o país a deter o enriquecimento de urânio e o desenvolvimento de seu programa balístico.

A comunidade internacional teme que Teerã tente desenvolver armamento atômico, apesar das negativas do governo iraniano.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)