(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

George W. Bush passa bem após angioplastia

Ex-presidente americano foi submetido a cirurgia cardíaca nesta terça-feira


postado em 06/08/2013 20:25 / atualizado em 06/08/2013 20:34

Cirurgia foi motivada por obstrução em artéria. Problema foi identificado em exame de rotina realizado na segunda-feira(foto: SAUL LOEB / AFP)
Cirurgia foi motivada por obstrução em artéria. Problema foi identificado em exame de rotina realizado na segunda-feira (foto: SAUL LOEB / AFP)

O ex-presidente dos Estados Unidos George W. Bush foi submetido nesta terça-feira a uma cirurgia de coração para desobstruir uma artéria, informou sua assessoria, acrescentando que ele deve retomar suas atividades ainda esta semana. Bush filho, de 67, foi submetido a uma angioplastia e recebeu um "stent", dispositivo para facilitar a circulação do sangue em uma artéria do coração, completou a mesma fonte.

"A operação desta manhã (terça-feira) foi bem sucedida e sem complicações", disse a assessoria de W. Bush em um comunicado.

O problema que motivou a intervenção cirúrgica foi detectado na segunda-feira, em um exame de rotina, em Dallas, no Texas (sul), onde o ex-presidente mora. Ainda de acordo com a assessoria, "o presidente Bush está muito bem, ansioso para voltar para casa amanhã (quarta-feira) e retomar sua agenda prevista para quinta-feira".

O 43º presidente americano "é grato à equipe médica que o atendeu. Agradeceu à sua família, aos seus amigos e compatriotas por suas orações e desejos. E estimula todos a fazerem regularmente seus exames médicos", acrescentou sua assessoria.

A Casa Branca disse nesta terça que o presidente Barack Obama foi informado da internação de Bush. O porta-voz presidencial, Jay Carney, disse que eles ainda não tinham conversado por telefone.

Obama "deseja, é claro, uma breve recuperação" para seu antecessor, declarou Carney aos jornalistas a bordo do avião presidencial Air Force One.

Bush ocupou a Casa Branca de 2001 a 2009, dois mandatos marcados pelos atentados do 11 de Setembro e por suas consequências, como a guerra global ao terror, com a invasão ao Iraque e ao Afeganistão.

Vivendo em Dallas desde que se aposentou após o final de seu governo, W. Bush se manteve afastado do debate político nos últimos cinco anos.

O presidente Barack Obama, que em 2008 fez campanha contra o legado do antecessor, destacou em 25 de abril passado "a incrível força e determinação" do líder republicano, durante a inauguração do Centro Presidencial George W. Bush, em Dallas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)