(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Mistério de babuínos traumatizados intriga zoológico holandês


postado em 02/08/2013 19:58

Zoólogos estão perplexos com o estranho comportamento de um grupo de babuínos em um zoológico holandês depois que os animais inexplicavelmente se tornaram reclusos, aparentemente temerosos de uma ameaça invisível.

"Eles entraram em pânico no fim do dia de segunda-feira, ficaram histéricos; não pulavam de um lado para o outro, mas se comportavam de forma estranha", contou à AFP o zoólogo Wijbren Landman, do zoológico Emmen Dierenpark, no norte da Holanda.

"Na terça e na quarta-feira eles simplesmente se sentaram nas árvores e no chão; mal se moviam ou comiam", acrescentou Landman.

Os 112 símios do leste da África também passaram a dar as costas aos visitantes.

Segundo o zoológico, esta foi a quarta vez em 20 anos que os babuínos se comportam desta maneira. Entretanto, este comportamento não foi registrado em outros locais, tanto no cativeiro quanto na natureza.

O zoólogo disse não ter ideia do que poderia ter acontecido na segunda-feira para traumatizar os animais, todos nascidos em cativeiro e habitantes de uma ilha no zoo.

"Eu ouvi várias teorias, mas nada convincente", disse Landman.

Entre as hipóteses está a de que os babuínos teriam visto um predador, real ou estampado na camiseta de um visitante, ou sentido um tremor de terra ou outra catástrofe natural.

"A teoria mais louca foi a de que isto foi causado por um Ovni", disse Landman.

"Na natureza já foram flagrados desconcertados ao se deparar com um predador, mas não um comportamento deste tipo", afirmou.

Apesar da falta de explicação para este comportamento, os babuínos ao menos começaram a comer um pouco.

"Na noite passada, alguns deles começaram a comer pequenos pedaços de maçã e demos a eles bolinhas com vitaminas e minerais", acrescentou Landman. "Não estão 100%, mas estão melhorando".

"Pedimos a opinião de especialistas sobre se tinham visto algo como isto ou se tinham uma explicação, mas não apareceu nada ainda", emendou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)