(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Sequestrador de Cleveland é condenado a prisão perpétua

Prisão foi anunciada nesta quinta-feira, nos Estados Unidos. Ariel Castro responderá pelo sequestro e estupro de três jovens, mantidas em cativeiro por dez anos


postado em 01/08/2013 14:49 / atualizado em 01/08/2013 16:22

(foto: REUTERS/Aaron Josefczyk )
(foto: REUTERS/Aaron Josefczyk )

O sequestrador de Cleveland, Ariel Castro, foi condenado nesta quinta-feira à prisão perpétua, sem possibilidade de liberdade condicional, pelo sequestro e estupro de três jovens que manteve em cativeiro por uma década.

O juiz Michael Russo impôs a pena pelos crimes de homicídio agravado - por ter interrompido várias gestações de uma de suas reféns - assim como por centenas de outros delitos que incluem sequestro e estupro.

Durante a audiência de sentença, Castro disse não ser uma pessoa ruim. “Não sou um monstro. Estou doente” declarou.

Durante seu depoimento ao juiz o réu, de rosto redondo coberto com uma barba marrom e óculos retangulares, virou-se ocasionalmente para Michelle Knight, de 32 anos, uma das três vítimas presente no tribunal.

"Eu sei que eu estou 100% errado", mas "eu acho que eu sou viciado em pornografia a ponto de me tornar impulsivo e de não saber que o que eu faço é errado".

"Eu sou viciado, como outros são dependentes do álcool", declarou antes de pedir perdão a suas vítimas. "Eu realmente sinto muito", disse. "Vocês todos sabem o que aconteceu naquela casa", acrescentou, voltando-se para o juiz: "Eu quero lhes dizer que não havia harmonia nesta casa".


O advogado de defesa de Castro, Craig Weintraub, afirmou que o sequestrador aceitou a responsabilidade pelos atos, e concordou com a prisão perpétua sem condicional. "O que queríamos evitar era oferecer os detalhes de fatos obscenos... É por isso que o Sr. Castro concordou com uma pena”, disse.

Inferno para a eternidade

"Eu nunca bati nessas mulheres, eu nunca as torturei", assegurou o sequestrador, firme em suas declarações desconexas. "A maioria das relações sexuais que aconteceram naquela casa, quase todas, foram consentidas. Dizer que eu as forcei é completamente errado, houve até mesmo momentos em que elas pediram".

Suas declarações se seguiram ao comovente testemunho de Michelle Knight, que contou ao tribunal, em lágrimas, o "inferno" que viveu na casa de Cleveland, após o seu rapto por Ariel Castro.

"Eu vivi onze anos de inferno, agora o seu inferno está apenas começando", prometeu ao seu agressor, enxugando as lágrimas.

"Eu vou superar o que aconteceu. Você viverá no inferno por toda a eternidade", disse ela, lendo um texto preparado com antecedência. "Eu posso perdoar, mas nunca vou esquecer", acrescentou, na frente de um impassível Ariel Castro.

"Eu viverei (...) enquanto você morrerá pouco a pouco a cada dia pensando nos onze anos e nas atrocidades que você nos infligiu", declarou.

Os policiais descreveram ao tribunal o horror que eles encontraram na casa de Ariel Castro.

A oficial de polícia Barb Johnson contou como ela descobriu as três jovens em cativeiro: "Eu me lembro de um ambiente muito sombrio", relatou, ao falar da dificuldade em subir as escadas cheias de móveis empilhados e "cortinas pesadas". Depois, Michelle Knight "literalmente se jogou nos braços" de um segundo policial e repetia sem parar: 'Vocês nos salvaram, vocês nos salvaram'".

Dez anos em cativeiro


O chocante caso veio à tona depois que Amanda Berry, de 27 anos, conseguiu escapar do cativeiro com sua filha de seis anos ao chamar a atenção de um vizinho no dia 6 de maio.

Durante dez anos, Amanda, Michelle Knight e Gina DeJesus foram mantidas acorrentadas pelos tornozelos dentro da casa de Castro, em um bairro de Cleveland. Sequestradas em incidentes separados aos 20, 16 e 14 anos, as mulheres sofreram espancamentos violentos e estupros frequentes.

Michelle Knight, de 32 anos, engravidou quatro vezes durante seus 11 anos de cativeiro. Castro forçou seus abortos proibindo-a de comer e espancando sua barriga.

Já Berry foi autorizada a levar adiante uma gravidez, dando à luz uma menina em uma piscina de plástico no Natal de 2006.
Gina DeJesus, por sua vez, uma amiga da filha de Castro, tinha apenas 14 anos quando foi sequestrada.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)