(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Snowden no centro da cúpula do Mercosul


postado em 08/07/2013 19:55

O americano Edward Snowden, procurado por espionagem pelos Estados Unidos, deve ocupar o centro dos debates da cúpula do Mercosul, na próxima sexta-feira, depois que a Venezuela, último país a integrar o bloco, e a Bolívia, em processo de adesão, manifestaram sua disposição em conceder asilo político para o ex-consultor de inteligência.

Embora o tema não esteja na agenda da cúpula, é provável que seja abordado pelos presidentes de Argentina, Brasil, Uruguai, Venezuela e Bolívia, admitiu à AFP uma fonte da Presidência uruguaia.

Luiz Felipe Lampreia, ex-ministro das Relações Exteriores do Brasil (1995-2001) afirmou que, "seguramente, isto vai ser um destaque na agenda porque todos os temas políticos têm agora a prioridade".

No fim de semana, Venezuela, Bolívia e Nicarágua desafiaram abertamente os Estados Unidos ao oferecer asilo a Snowden, que depois de vazar um programa dos serviços de inteligência americanos para espionar chamadas telefônicas e comunicações pela internet, está bloqueado há duas semanas no aeroporto de Moscou.

Nesta segunda, o embaixador da Nicarágua na Rússia afirmou que Snowden tinha enviado um pedido de asilo que já havia sido transmitido à Nicarágua para que o presidente Daniel Ortega o examinasse.

Governos latino-americanos reagiram indignados depois que, na semana passada, houve um grande mal-estar diplomático com quatro países europeus que proibiram a entrada em seu espaço aéreo do avião do presidente boliviano, Evo Morales, procedente da Rússia, por suspeitas de que Snowden estivesse viajando nele.

Morales recebeu o apoio do Mercosul e da Unasul, assim como o forte respaldo de seus colegas de Argentina, Bolívia, Equador, Suriname, Uruguai e Venezuela, que viajaram à Bolívia para uma reunião de emergência para a qual Brasil, Peru, Chile, Colômbia e Guiana enviaram representantes.

Agora, a Bolívia -que assinou em dezembro a sua entrada no bloco, mas ainda precisa da ratificação dos parlamentos de cada membro para concluir a adesão- espera um apoio explícito a seu presidente.

"O Mercosul é um organismo internacional que não tem nenhum tipo de mecanismo de coação que obrigue os países europeus a se desculpar", por isso "espera-se um pronunciamento de apoio a Morales", disse à AFP Carlos Cordero, professor da Universidade de La Paz.

Para o analista político boliviano, "Morales transformou um incidente infeliz de tráfego aéreo em uma crise diplomática e a crise diplomática em um êxito político que reforça a solidariedade de países e, internamente, o repúdio e mal-estar de muitos bolivianos e relação à União Europeia".

Cordero acrescentou que, com o incidente, o mandatário boliviano "deu um passo adiante para ocupar a liderança deixada por Hugo Chávez, e o presidente boliviano, em nível continental, está um passo à frente de figuras como (o equatoriano Rafael) Correa ou Lula. Ganhou um espaço próprio de liderança continental".

Em troca, Lampreia acredita que o incidente dará crédito a Morales apenas em seu país.

"Foi um ato injusto e desnecessário, mas isso o valoriza com os bolivianos, para fins políticos eleitorais", disse à AFP este que é atualmente vice-presidente emérito do Conselho Curador do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri).

"Em termos internacionais, é uma coisa passageira", afirmou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)