(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Paris defende 'ministro das Finanças' da Zona Euro


postado em 07/07/2013 15:55

O ministro francês da Economia, Pierre Moscovici, defendeu neste domingo a criação de um "ministro das Finanças da Zona Euro", que presidiria o Eurogrupo e também seria comissário europeu de Assuntos Econômicos.

"É necessário que (a Zona Euro) seja mais visível", alegou Moscovici, ao participar dos Encontros Econômicos de Aix-en-Provence, no sudeste da França.

Ao lembrar que a Comissão Europeia será renovada em 2014, em meio às eleições para o Parlamento Europeu, Moscovici comentou que seria importante "aproveitar" a oportunidade para essa reforma.

"A questão que se coloca é saber se esse ministro deve ser apenas o presidente do Eurogrupo, ou se também deve ser o comissário encarregado dos assuntos econômicos", afirmou Moscovici, deixando clara sua preferência pela segunda opção.

O ministro francês disse esperar que a Zona Euro se beneficie de um orçamento que "seja em parte anticíclico - por exemplo, para garantir um piso mínimo de seguro-desemprego".

Moscovici sugeriu ainda a criação "de uma comissão, de uma câmara, ou de um comitê" da Zona Euro, no âmbito do Parlamento Europeu, "que possa legislar em assuntos de interesse comum da Zona Euro".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)