(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Equador entregou salvo-conduto a Sanowden, segundo canal Univisión


postado em 27/06/2013 08:49

O Equador entregou um salvo-conduto de trânsito para permitir a Edward Snowden, fugitivo da justiça de Estados Unidos por ter revelado à imprensa documentos de inteligência, afirma o canal americano de língua espanhola Univisión, que publica em seu site o que afirma ser uma cópia do documento.

Quito negou ter entregue a Snowden qualquer documento, após comentários neste sentido do WikiLeaks, organização que ajuda o ex-consultor terceirizado da Agência Nacional de Segurança (NSA) a evitar a captura por seu país.

Julian Assange, fundador do WikiLeaks refugiado na embaixada do Equador em Londres, havia indicado que Snowden saiu de Hong Kong no domingo com destino a Moscou com um documento de refugiado concedido pelo Equador.

Washington revogou o passaporte de Snowden e deseja que a Rússia o expulse para os Estados Unidos.

Snowden está desde domingo na zona de trânsito do aeroporto Sheremetyevo de Moscou, segundo as autoridades russas. Seu itinerário de viagem é um mistério.

O documento publicado pela Univisión tem data de 22 de junho e está assinado pelo Consulado do Equador em Londres, com texto em inglês e espanhol.

"O Cônsul Geral do Equador em Londres concede o presente SALVO-CONDUTO a favor do cidadão, cujos dados constam a seguir. Este documento se estende para permitir o traslado direto de seu titular ao território de Equador para propósito asilo político", afirma o documento, assinado por Fidel Narváez.

"Se solicita às autoridades correspondentes dos países em trânsito que se dignem a prestar as facilidades do caso, para que o portador do presente documento possa concluir sua viagem de destino ao Equador", completa o documento de uma página com o escudo de armas do país sul-americano, que estampa o nome de Snowden, a data e o local de nascimento, a cor do cabelo e dos olhos, altura e estado civil.

"Local e data de emissão: Londres, 22 June 2013", completa, com a data escrita apenas em inglês.

Assange está refugiado na embaixada do Equador em Londres há um ano para a extradição à Suécia, onde é acusado de crimes sexuais que ele nega.

O governo equatoriano negou na quarta-feira ter entregue um documento a Snowden para que pudesse viajar, como afirmou Assange.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)