(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Mortes por tornado sobem para 14


postado em 03/06/2013 00:12 / atualizado em 03/06/2013 07:32


Ao menos 14 pessoas, incluindo duas crianças, morreram depois de uma série de novos tornados ter atingido os Estados Unidos na sexta-feira. Representantes da área de saúde da cidade de Oklahoma anunciaram a morte de nove pessoas; e em cidades vizinhas, dois óbitos. No estado de Missouri, foram confirmados mais três mortes, de vítimas das inundações que sucederam os tornados. O governador do Missouri, Jay Nixon, que se dirigiu às zonas atingidas para avaliar os danos, pediu que os moradores evitem se deslocarem pela área do desastre.

Na noite de sexta-feira, os tornados atingiram com força Oklahoma City e seus arredores com ventos de 145 km/h, acompanhados de fortes chuvas de granizo. À medida que a extensão da devastação se torna mais clara, os esforços de limpeza ficam mais difíceis em decorrência das inundações causadas por chuvas torrenciais sobre a região durante a noite. O Centro de Previsão de Tempestades do Serviço Meteorológico Nacional em Norman advertiu que o mau tempo estava mudando para o Leste no sábado, com os vales dos rios Ohio e Mississippi apontados como prováveis pontos das tempestades.

De acordo com as autoridades, inúmeras pessoas ficaram feridas na sexta-feira em colisões e acidentes de carro. Os ventos violentos deixaram cerca de 100 feridos e causaram muitos estragos. As tempestades do fim de semana foram muito menos prejudiciais do que o tornado que atingiu o subúrbio da cidade de Moore, em Oklahoma, quase duas semanas atrás, que matou 24 pessoas e demoliu grandes áreas da cidade, com ventos de mais de 322 km/h.

Com uma média de 1,2 mil tornados por ano, os EUA são o país mais propenso a furacões no mundo. Eles são particularmente proeminentes no estados de Kansas, Oklahoma e Texas, além da Flórida. Sábado marcou o início oficial da temporada de furacões dos EUA, que alguns analistas acreditam que vai trazer acontecimentos climáticos mais adversos do Atlântico, desencadeados por temperatura da água mais quente do que de costume.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)