(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Pelo Mundo


postado em 27/05/2013 00:12 / atualizado em 27/05/2013 08:04

Vaticano
Papa quer Igreja indo
à periferia da sociedade

O papa Francisco, que pediu aos sacerdotes que levassem a mensagem de Deus à “periferia” da sociedade, visitou pela primeira vez ontem uma paróquia no subúrbio de Roma. Os sinos da igreja ressoaram no bairro popular de Prima Porta, ao norte da capital, na chegada do papa, que foi recebido por centenas de fiéis. “O papa está no Vaticano, estou aqui como bispo de Roma”, disse Francisco em uma missa realizada ao ar livre em frente à igreja dos Santos Isabel e Zacarias. “Ninguém pode compreender a realidade a partir do centro, precisar estar na periferia”, declarou o papa durante a missa na qual improvisou uma pequena lição de catequese às 16 crianças que celebravam sua primeira comunhão. Depois da missa, Francisco cumprimentou muitas pessoas (foto), se distinguido de seu antecessor Bento XVI por sua linguagem direta e sua estreita relação com o povo.

Diplomacia
Joe Biden
na Colômbia

O vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, inicia hoje uma visita oficial à Colômbia como parte de uma viagem pela América Latina com o objetivo de garantir os vínculos econômicos e comerciais entre seu país e a região. Em Bogotá, Biden tem encontro com o presidente colombiano Juan Manuel Santos, ao qual confirmará apoio ao programas de segurança, e com líderes empresariais, no primeiro aniversário da entrada em vigor do Tratado de Livre-Comércio (TLC) entre Colômbia e EUA. Em Trinidad e Tobago, vai se reunir amanhã com a primeira-ministra Kamla Persad-Bissessar, e, no Brasil, na quarta-feira, com a presidente Dilma Rousseff. Segundo a Casa Branca, os países da AL “têm um papel cada vez mais importante nos assuntos globais”.

Argentina
Década dos Kirchner

A presidente argentina, Cristina Kirchner, negou que o país esteja se aproximando de um fim de ciclo político e defendeu os avanços sociais e econômicos dos 10 anos de governo Kirchner (seu e do falecido marido Néstor), em evento realizado no sábado à noite na Plaza de Mayo de Buenos Aires. “Quero convocar todos para que, a esta década, siga-se outra. Eu não sou eterna, nem quero ser. É necessário dar ao povo o poder sobre estas conquistas, para que ninguém as tire de vocês”, disse Cristina à multidão reunida em frente à Casa Rosada. “Meu cuidado, minha obsessão é que essa sociedade se organize de forma unida, solidária e compreenda onde
estão seus verdadeiros interesses.”

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, viajou ontem para Moore, em Oklahoma, para visitar a cidade que foi atingida na semana passada por um tornado que matou 24 pessoas, e garantiu aos moradores da região que o governo irá fornecer ajuda de longo prazo. Obama deve acompanhar os trabalhos de limpeza e reconstrução na área atingida pela tempestade (foto) e encontrar familiares de vítimas, numa visita de quatro horas ao estado. “Como demonstrado nos nossos esforços em Tuscaloosa, em Joplin, e nas comunidades de Connecticut, Nova York, e de Nova Jersey que foram atingidas pela tempestade Sandy, nós ficaremos ao lado das pessoas dessas comunidades”, disse Obama.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)