(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Critica velada ao aborto

Papa Francisco defende a 'proteção jurídica do embrião' e fala em 'caráter sagrado da vida' em sua primeira declaração pública sobre o tema desde o começo do pontificado


postado em 13/05/2013 00:12 / atualizado em 13/05/2013 07:10

Vaticano – No dia em que proclamou as duas primeiras santas de seu pontificado, o papa Francisco pediu ontem que “seja garantida a proteção jurídica do embrião”, de forma que “o ser humano seja protegido desde o primeiro instante de sua existência”. Foi a primeira vez que o papa se pronuncia publicamente sobre o esse controverso tema que provoca debate em muitos países europeus ao defender o “caráter sagrado da vida” desde sua concepção, uma condenação indireta ao aborto.
O pontífice saudou os participantes em Roma de uma grande marcha popular que contou com a participação de pessoas de diferentes paróquias e de integrantes de organizações pró-vida provenientes de vários países europeus. Francisco, que já havia mostrado suas posturas conservadoras sobre esses temas quando era arcebispo de Buenos Aires, convidou a manter “viva a atenção de todos sobre o tema tão importante do respeito à vida desde a concepção”.


Em seu discurso na Praça São Pedro, diante de 70 mil pessoas, o papa também santificou a freira colombiana Laura Montoya y Upegui (1874-1949) e a mexicana Guadalupe García Zavala (1878-1963) que, segundo Francisco, “são dois exemplos de caridade que se opunham ao aburguesamento do coração”. Durante a cerimônia solene na Praça de São Pedro, marcada pela música sacra, o papa lembrou a vida exemplar das duas religiosas latino-americanas que viveram na primeira metade do século 20.


Da primeira santa colombiana, considerada “a mãe espiritual dos indígenas”, Francisco elogiou sua eficaz pedagogia, o respeito pela cultura indígena e o “fato de não ter se oposto a ela”, como ocorria no início do século XX, quando os indígenas eram depreciados e discriminados. A religiosa era “uma espécie de vanguarda da Igreja”, explicou o papa, que a apontou aos colombianos como exemplo de “harmonia e reconciliação” ao convidá-los com um firme chamado a seguir “trabalhando pela paz e pelo justo desenvolvimento” do país durante a oração dominical.


Da religiosa mexicana, Santa Guadalupe García Zavala, o papa disse que, “renunciando a uma vida confortável para seguir o chamado de Jesus, ensinava a amar a pobreza, para poder amar mais os pobres e os doentes”. “Madre Lupita se ajoelhava no chão do hospital diante dos doentes e os abandonados para servi-los com ternura e compaixão”, afirmou Francisco, aplaudido por um grupo de mexicanos, entre eles várias freiras.

PEDIDO DE PAZ O sumo pontífice aproveitou a ocasião para lançar um firme chamado a favor da pacificação do México e da Colômbia, contra o “aburguesamento do coração que nos paralisa” e contra as perseguições religiosas sofridas por católicos em todo o mundo. Na homilia, sob um sol primaveril e diante de milhares de pessoas e de delegações presentes, em particular de Colômbia e México, o papa convidou os fiéis a seguir o exemplo das novas santas, que dedicaram suas vidas aos pobres, aos doentes, aos marginalizados e aos indígenas.


Não se sabe se o pontífice jesuíta, que deseja uma Igreja “dos pobres para os pobres”, seguirá o caminho de um de seus antecessores mais populares, João Paulo II, responsável pelo maior número de proclamações de santos da história da Igreja, sendo 482 canonizações em 27 anos de papado.

 

SANTAS E MÁRTIRES

Além da santificação da freira colombiana Laura Montoya y Upegui (E) e da mexicana Guadalupe García Zavala (D), o papa Francisco canonizou um modesto sapateiro italiano, Antonio Primaldo, decapitado em Otranto (Sul da Itália), junto com 800 mártires. Eles foram mortos em 1480 no cerco de Otranto por turcos otomanos que saquearam a cidade, mataram o arcebispo e obrigaram os cidadãos a se converterem. Quando eles se recusaram, o comandante otomano ordenou a execução de todos os homens com 15 anos ou mais, a maioria por decapitação.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)