(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Sandálias de Gandhi leiloadas na Inglaterra


postado em 10/05/2013 11:37

Um par de sandálias de Mahatma Gandhi e vários outros objetos pessoais devem ser leiloados em 21 de maio, em Ludlow, no noroeste da Inglaterra, anunciou a casa de leilões britânica Mullock.

A casa de leilões apresenta a coleção como "uma das maiores relacionadas com Mahatma Gandhi". Estão entre os itens a serem vendidos cartas, litografias, pinturas, fotografias, gravações de áudio, tigelas, pratos e lanterna, assim como um boné de linho que lhe pertencia. Um xale tecido pelo próprio Gandhi também está incluído nesta coleção.

Será oferecido ainda um documento assinado por ele, declarando seus últimos desejos, avaliado entre 30.000 e 40.000 libras (35.500 e 47.400 euros).

As sandálias de couro "usadas por Gandhi e em mau estado" vêm de sua casa em Juhu (oeste da Índia), onde viveu entre 1917 e 1934, segundo a Mullock's. Seu preço de venda é estimado entre 10.000 e 15.000 libras.

A História é que Gandhi, correndo para pegar um trem na Índia perdeu uma sandália. Sem poder recuperá-la, decide jogar o outro pé para que alguém pudesse beneficiar do par, a perfeita ilustração de sua filosofia de generosidade e pragmatismo.

Mohandas Karamchand Gandhi foi o arquiteto do movimento de desobediência civil que culminou com a partição sangrenta e independência da Índia do Paquistão, em agosto de 1947.

Um par de sandálias de couro, um relógio de bolso, uma tigela e um prato que pertenceram a Gandhi já haviam sido vendidos em 2009 em Nova York por 1,8 milhão por um empresário indiano.

O comprador anunciou que iria doar esses itens para o seu país que tentou impedir a realização da leilão.

A Índia desaprova leilões de objetos pertencentes a Gandhi, justificando que este ato é um insulto a memória de um homem que rejeitou a riqueza material.

Nova Delhi adquiriu em julho por um milhão de dólares, cartas, documentos e fotografias relacionados com Mahatma Gandhi poucos dias antes da Sotheby's colocar preços nesses registros históricos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)