(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Amplats anuncia supressão de 6.000 empregos na África do Sul


postado em 10/05/2013 09:31

O número um mundial de platina, Anglo American Platinum (Amplats), anunciou nesta sexta-feira a supressão de 6.000 empregos na África do Sul, uma decisão que ameaça avivar os conflitos sociais no setor minerador.

A Amplats detalhou que estas supressões afetarão essencialmente a bacia de Rustenburg, cidade mineradora situada 120 km a noroeste de Johannesburgo que foi epicentro de uma violenta onda de greves nas minas em 2012.

A Amplats revisou em baixa um projeto anunciado em janeiro, que previa a supressão de 14.000 empregos. A direção precisou voltar atrás diante dos protestos tanto do governo quanto do ANC, o partido no poder na África do Sul, e dos sindicatos, ao mesmo tempo em que repetia que uma reestruturação seria inevitável.

Mas, mesmo reduzido, o plano de demissões deve provocar uma reação forte dos sindicatos, que anunciaram há tempos que se oporiam a qualquer supressão de empregos.

Fortemente afetada por uma longa greve entre setembro e novembro, a Amplats registrou uma perda líquida de 1,468 bilhão de rands (122 milhões de euros) em 2012, contra um lucro de 3,566 bilhões no ano anterior.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)