19°/ 34°
Belo Horizonte,
30/SET/2014
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Maduro desembarca em Brasília e deve retornar ainda hoje à Venezuela Presidente venezuelano se encontrará com a presidenta Dilma Rousseff

Agência Brasil

Publicação: 09/05/2013 14:35 Atualização:

 O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, chegou a Brasília por volta das 13h40 desta quinta-feira. Da Base Aérea de Brasília, Maduro deve seguir para a Embaixada da Venezuela no Brasil. Às16h, o venezuelano se reúne com a presidenta Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto, e uma declaração à imprensa está prevista para o final da tarde. O encontro teve os horários alterados porque o voo de Maduro oriundo de Buenos Aires (Argentina) atrasou. A previsão é que ele retorne ainda hoje para a Venezuela.

 Maduro chega a Brasília depois de ir a Buenos Aires (Argentina) e Montevidéu (Uruguai). As autoridades brasileiras informaram que a visita visa a incrementar as iniciativas de integração produtiva, segurança alimentar, políticas públicas, saúde e desenvolvimento social e tecnológico. Os dois países também apoiam iniciativas de cooperação trilateral no Caribe cujo foco é baseado na agricultura familiar e no desenvolvimento social.

 O comércio entre o Brasil e a Venezuela aumentou sete vezes entre 2003 e 2012. No ano passado, o comércio bilateral alcançou o recorde histórico de US$ 6,05 bilhões. As exportações brasileiras de manufaturados para a Venezuela cresceram 30% em 2012, alcançando 65% da pauta exportadora.

 O processo de adesão da Venezuela ao Mercosul segue o cronograma acordado pelo bloco, com a adoção da nomenclatura comum e o início da convergência à Tarifa Externa Comum. A visita de Maduro ocorre no momento em que a oposição na Venezuela, liderada por Henrique Capriles, candidato à Presidência derrotado, levanta dúvidas sobre a lisura do processo eleitoral. Maduro venceu Capriles por pouco mais de 200 mil votos.

Tags: celular

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Envie sua história efaça parte da rede de conteúdo do grupo Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.