(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Google substitui menção 'Territórios Palestinos' por 'Palestina'


postado em 03/05/2013 10:25

O motor de busca pela internet Google substituiu a menção "Territórios Palestinos" por "Palestina" para designar Gaza e Cisjordânia em seu site palestino www.google.ps, dando lugar a críticas do governo israelense, enquanto líderes palestinos saudaram esta mudança de denominação conforme uma votação das Nações Unidas de novembro passado.

"Mudamos o nome de 'Territórios Palestinos' pelo de 'Palestina' em todos os nossos produtos (...) Nós nos deixamos guiar pela ONU, pela Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números (ICANN), pela Organização Internacional de Padronização (ISO) e por outras organizações internacionais", explicou Nathan Tyler, um porta-voz do Google, em um comunicado.

Para o porta-voz do ministério das Relações Exteriores israelense, Yigal Palmor, "esta mudança provoca dúvidas sobre os motivos que estão por trás deste surpreendente envolvimento de uma empresa privada da internet na política internacional".

Já Sabri Saidam, assessor do presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas, em matéria de telecomunicações e internet, saudou "um passo na direção certa", afirmando que constituía um "resultado da votação das Nações Unidas".

"Esperamos que o Google Maps também mostre as terras palestinas confiscadas pela colonização israelense", declarou à AFP.

Em novembro passado, uma votação histórica na ONU - 138 votos a favor, 9 contra e 41 abstenções - reconheceu a Palestina como "Estado observador não membro". Em represália, Israel anunciou novas construções de casas na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)