(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Nações Unidas homenageiam Oscar Niemeyer

Arquiteto participou de projeto de restauração da sede da instituição em Nova York


postado em 25/04/2013 16:30 / atualizado em 25/04/2013 16:41

(foto: Blog do Planalto / Divulgação)
(foto: Blog do Planalto / Divulgação)

O arquiteto Oscar Niemeyer foi homenageado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Niemeyer, que morreu há cerca de quatro meses, é apontado como referência internacional da arquitetura. Também foi mencionado como exemplo de vanguarda. A vida e a obra dele foram lembradas durante a cerimônia que ocorreu no começo da noite de quarta-feira.


Niemeyer participou do projeto de reconstrução e modernização da sede das Nações Unidas, em Nova York, nos Estados Unidos. O edifício é chamado de Palácio de Cristal e tem 38 andares. O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, lembrou que a obra foi a primeira em aço e vidro na cidade norte-americana.

O edifício da ONU fica na parte oriental da Ilha de Manhattan. A obra foi concluída em 1952. Participaram do projeto os arquitetos Le Corbusier e Charles Edouard Jeanneret-Gris, além de Niemeyer.

"Ele foi um homem à frente do seu tempo. Espero que sigamos seu exemplo e consigamos agir na vanguarda quando se tratar dos problemas globais", disse Ban Ki-moon, lembrando que o objetivo de Niemeyer era "tentar mudar o mundo".

"Mais do que um arquiteto, Niemeyer foi um poeta que nos emocionava com suas obras", acrescentou a embaixadora brasileira nas Nações Unidas, Maria Luiza Ribeiro Viotti.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)