(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Casa Real espanhola entrará na futura lei de transparência


postado em 05/04/2013 12:52

A Casa Real espanhola será incluída na futura lei sobre a transparência debatida atualmente no Parlamento, mas esta decisão não responde ao indiciamento nesta semana da infanta Cristina em um caso de corrupção, informou nesta sexta-feira o gabinete do rei Juan Carlos.

"Há dois ou três meses, desde que há a informação de que irá haver uma nova lei sobre a transparência, afirmamos que não objetamos, e sim que pedimos para estar na nova lei", afirmou um porta-voz da Casa do Rei.

Isto "não responde a nenhum fato conjuntural destes dias, ou seja, não é porque a princesa foi indiciada ontem que queremos agora que a Casa Real se inclua na lei de transparência", afirmou.

O juiz José Castro, encarregado desde dezembro de 2011 da investigação sobre Iñaki Urdangarin, marido de Cristina, suspeito de ter desviado junto a um ex-sócio milhões de euros de dinheiro público, indiciou na quarta-feira a infanta, dando um duro golpe na imagem da monarquia espanhola.

Nesta sexta-feira, o magistrado aceitou suspender o comparecimento da filha mais nova do Rei, de 47 anos e sétima na linha de sucessão ao trono, prevista para 27 de abril, para examinar um recurso contra seu indiciamento apresentado pela procuradoria anticorrupção.

"Há aproximadamente dois meses trabalhamos com a Casa do Rei para realizar esta inclusão", confirmou a vice-presidente do governo, Soraya Sáenz de Santamaría.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)