(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Chipre muda ministro das Finanças


postado em 02/04/2013 11:31

O ministro cipriota das Finanças, Michalis Sarris, anunciou nesta terça-feira sua renúncia, motivada pelo fato de que presidiu até agosto de 2012 o Banco Laiki, instituição que foi liquidada pelo plano de resgate econômico da ilha.

Sarris indicou aos jornalistas que havia decidido deixar o cargo, já que a investigação aberta para determinar as causas da crise bancária deve analisar o período no qual dirigiu este banco, o segundo maior do país, agora em fase de liquidação. Sua renúncia foi aceita pelo presidente Nicos Anastasiadis.

O palácio presidencial informou que Haris Georgiades, atual ministro do Trabalho, tomará posse como novo ministro das Finanças na quarta-feira.

O Chipre instaurou nesta terça-feira uma comissão de investigação para determinar as responsabilidades, inclusive penais, dos crimes de abuso de informação privilegiada ou de favoritismo, na crise bancária que derrubou a economia deste país da Eurozona.

O presidente conservador Anastasiades agradeceu em um comunicado Sarris por sua participação no governo, no poder há um pouco mais de um mês.

"Aceito com pesar a renúncia do ministro das Finanças Michalis Sarris", indicou o presidente.

"Agradeço por seus preciosos serviços durante as difíceis negociações com a troica" de credores -- União Europeia, Banco Central Europeu e FMI.

Anastasiades, ressaltando "a excelente cooperação entre nós", indicou ter "apreciado o alto nível de exigências e a grande sensibilidade política" do economista, que chegou ao governo como independente.

"A decisão de Sarris de apresentar sua demissão em razão da sensibilidade política do caso, e para facilitar o trabalho da comissão de investigação, constituiu um fenômeno cultural novo na vida política cipriota", ressaltou o presidente.

Sarris havia sido nomeado à frente do Laïki no início de 2012, antes de renunciar em agosto de 2012, afirmando que o governador do Banco Central tinha lhe aconselhado a tomar esta decisão.

"Considerando que é da vontade da instituição de supervisão e de um acionista importante do banco, devo respeitar. Não é o momento de fazer mais comentário", disse Sarris na época.

O novo ministro das Finanças, Haris Georgiades, trabalhou no setor de turismo. Ele foi o porta-voz do partido conservador Disy do presidente Anastasiades de 2009 a 2013.

O ministério do Trabalho ficará à cargo de uma funcionária do ministério do Comércio, Zeta Emilianidou, indicou a presidência.

O porta-voz do governo, Christos Stylianides, informou por sua vez que o governo cipriota e a troica chegaram a um acordo nesta terça-feira sobre a política econômica exigida em troca de um empréstimo de 10 bilhões de euros.

"Um período de incerteza termina", ressaltou Stylianides.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)