(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Para Leonardo Boff, designação de Francisco é providencial


postado em 01/04/2013 17:16

O teólogo Leonardo Boff afirmou nesta segunda-feira na Costa Rica que a designação do papa Francisco é providencial, e disse que se sente entusiasmado e confiante que o pontífice restaure uma desacreditada Igreja.

"Acho que há algo providencial (em sua escolha), que é o Papa do terceiro milênio e que pode ser um arquétipo, uma referência mundial de autoridade moral, espiritual, que nos leva a amar a terra, salvar a Humanidade, salvar a vida", disse Boff durante uma entrevista concedida a um programa de rádio.

O brasileiro, que foi perseguido pela hierarquia romana devido as suas ações dentro da Teologia da Libertação, disse que Francisco tem como tarefa restaurar o catolicismo, que se encontra "na situação de uma igreja em ruínas, totalmente desacreditada pelos pedófilos e pelos escândalos financeiros".

"Eu disse: 'se São Francisco foi rico e se converteu ao ouvir a palavra, precisamos de outro Francisco'. E ele efetivamente veio", afirmou.

Boff gostou do fato de o pontífice ser jesuíta, porque "um jesuíta tem uma cabeça bem formada" que pode agir frente à cúria e renovar a igreja após os escândalos em que esteve envolvida.

Em troca, "com o povo tem que ser franciscano: simples, pobre", afirmou o teólogo, que lembrou as palavras do Papa na Quinta-feira Santa quando disse aos sacerdotes que tinham que ser pastores com cheiro de ovelha.

Para Boff, os padres "não precisam ficar na paróquia, nem na sacristia, nem no altar", e sim com o povo.

"Então, ele deu sinais de que será outro Papa. Eu imagino a consciência pesada de muitos cardeais e bispos que vivem em palácios, cercados de riqueza", concluiu.

Boff chegou à Costa Rica para uma visita de quatro dias durante a cual ministrará cinco palestras.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)