(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

EUA: Hagel promete apoio 'inquebrantável' à Coreia do Sul


postado em 27/03/2013 21:22

O secretário americano de Defesa, Chuck Hagel, reafirmou nesta quarta-feira "o compromisso inquebrantável dos Estados Unidos com a defesa da Coreia do Sul" diante da ameaça norte-coreana, em conversa por telefone com seu homólogo sul-coreano, Kim Kwan-jin, informou o Pentágono.

Durante a conversa com Pon Kim Kwan-jin, o secretário Hagel citou o "compromisso inquebrantável dos Estados Unidos com a República da Coreia, particularmente neste período de vivas tensões na península coreana", afirmou o porta-voz do Pentágono, George Little.

Os dois ministros citaram a assinatura, na semana passada, do novo pacto militar entre Seul e Washington, que prevê uma resposta conjunta para o caso de provocação, inclusive menor, por parte da Coreia do Norte, a exemplo de qualquer incursão "limitada" das tropas do Norte no Sul.

A Coreia do Norte anunciou nesta quarta-feira o corte do "telefone vermelho" de contatos militares de emergência com a Coreia do Sul, último meio de comunicação direta entre os dois países.

Washington reagiu indicando que o corte por parte da Coreia do Norte da linha direta militar com o Sul em um momento de alta tensão é uma "decisão provocativa".

A decisão de cortar o último contato direto com o sul coincide com um anúncio de que as principais lideranças do Norte se reunirão nos próximos dias para discutir um "importante tema" e efetuarão "uma guinada drástica".

Os Estados Unidos têm 28.500 militares na Coreia do Sul para enfrentar um eventual ataque da Coreia do Norte.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)