(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Empresa que certificou implantes mamários defeituosos é julgada


postado em 22/03/2013 10:31

O julgamento civil contra o grupo alemão TUV, que certificou a qualidade das próteses mamárias defeituosas fabricadas pela empresa francesa PIP, começou nesta sexta-feira em Toulouse, no sudeste da França.

Seis distribuidores da empresa Poly Implant Prothèse (PIP) no exterior - um búlgaro, um brasileiro, um italiano, um mexicano, um romeno e um sírio - acusam o grupo alemão de negligência e exigem uma indenização de 28 milhões de euros.

Mais de 1.600 mulheres - principalmente sul-americanas - se somaram à demanda. Seus advogados exigem que cada uma delas receba uma indenização de 16.000 euros por danos morais e psicológicos.

O escândalo PIP explodiu em março de 2010 quando foi decidida a retirada das próteses do mercado francês e a quebra judicial da empresa, que havia utilizado para seus implantes um gel de silicone impróprio para uso médico em vez do gel médico homologado, com o objetivo de reduzir seus custos.

Diante dos riscos de rupturas e de irritações que estas próteses apresentam, no fim de dezembro de 2011 o governo francês recomendou que as mulheres portadoras do PIP na França as retirassem, atitude seguida por alguns governos estrangeiros.

As próteses eram fabricadas na França, mas 84% delas eram exportadas, muitas à América Latina.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)