(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Vítima de estupro na Somália é libertada


postado em 03/03/2013 12:52

Um Tribunal de Apelações de Mogadíscio libertou neste domingo uma somali que inicialmente foi condenada a um ano de prisão por afirmar que havia sido estuprada por membros das forças de segurança, e o jornalista que supostamente divulgou sua história teve reduzida pela metade sua condenação a doze meses de prisão.

"Depois de ter reunido as provas, a corte considerou que o jornalista enganou a vítima para obter uma entrevista, por isso a corte ordena a libertação da mulher, enquanto que o jornalista deverá passar seis meses na prisão por ultraje às instituições", anunciou o juiz Hassan Mohamed Ali.

A vítima de estupro, que não chegou a ser presa depois do veredicto em primeira instância pois estava amamentando seu bebê, deixou o tribunal livre.

Já o jornalista independente Abdiaziz Abdinuur, que trabalha para várias rádios somalis e que estava preso desde janeiro, foi levado para a prisão central de Mogadíscio.

Abdinuur jamais difundiu a entrevista com a mulher, em um caso que foi seguido de perto pelas Nações Unidas e as organizações de defesa dos Direitos Humanos, que consideram que se trata de uma tentativa de impedir as vítimas de violações de denunciar a agressão e de amedrontar os jornalistas de investigar a respeito.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)