(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Pelo mundo


postado em 02/03/2013 00:12 / atualizado em 02/03/2013 07:59


VENEZUELA
Chávez teria ido para ilha no Caribe

O jornal espanhol ABC publicou que fontes da Venezuela dizem que o presidente Hugo Chávez está com câncer de pulmão e foi enviado à residência presidencial na ilha de La Orchila, no Mar do Caribe (a 160 quilômetros de Caracas), para se recuperar da doença. A informação oficial é de que Chávez está internado no Hospital Militar de Caracas (foto) desde 18 de fevereiro, em nova etapa da recuperação da quarta cirurgia contra um tumor na região pélvica. De acordo com o diário, os médicos avaliaram de forma muito negativa a última tomografia de Chávez, na semana passada. Funcionários do hospital disseram ao jornal que foi encontrado um tumor que afetava 35% do pulmão esquerdo do venezuelano. Fontes citadas pelo ABC disseram que Chávez foi transferido há uma semana e os médicos médicos consideraram a internação desnecessária, por ser apenas um paliativo. O líder opositor venezuelano Henrique Capriles voltou a acusar o governo de mentir ao povo sobre a saúde do presidente. Jorge Arreaza, genro de Chávez e ministro de Ciência ironizou os rumores sobre a morte do líder ou seu suposto estado terminal. "O lançamento de rumores absurdos e bizarros pela direita, simplesmente os desacredita e os isola ainda mais das pessoas", escreveu no microblog Twitter.

ITÁLIA
Novo governo ainda em impasse

O líder da centro-esquerda da Itália, Pier Luigi Bersani, descartou qualquer aliança com o ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi para formar governo de coalizão na Itália. Em entrevista publicada pelo jornal La Reppublica, declarou: "Eu quero soletrar claramente: a ideia de uma grande coalizão não existe e nunca vai existir." O impasse na Itália, em que nenhum partido tem clara maioria para formar uma coalizão, tem deixado os outros países da Zona do Euro inquietos. No entanto, o presidente Giorgio Napolitano negou que o país precise voltar às urnas em breve para formar um novo governo. "Não estou interessado em uma nova eleição", disse.

ITÁLIA 2
Berlusconi se declara inocente

O ex-primeiro-ministro da Itália Silvio Berlusconi declarou ser inocente no processo em que é acusado de fraude fiscal por superfaturar preços de direitos de exibição de filmes comprados por uma empresa de sua propriedade. Ele ainda convocou um protesto contra a Justiça por acusá-lo de compra de votos para derrubar o premiê Romano Prodi, em 2006.

SÍRIA
A Rússia acusou o grupo de países que apoiam rebeldes sírios de usar a ajuda financeira para encorajar os opositores a derrubar o regime de Bashar al-Assad de forma violenta. O país os acusou também de instigar grupos extremistas. As declarações dos russos vêm em resposta à ajuda concedida pelo grupo, no valor de US$ 80 milhões.

IRAQUE
O ministro das Finanças do Iraque, Rafei al-Essawi, anunciou sua renúncia em meio a uma manifestação de sunitas contra o governo do primeiro-ministro xiita Nouri al-Maliki, na cidade de Ramadi, a 120 quilômetros da capital Bagdá. A renúncia do ministro, que é sunita, aumenta o temor do aprofundamento do conflito sectário, que sofre com  ataques diários entre integrantes das duas vertentes do islamismo.

TERRORISMO
O governo do Chade anunciou que soldados de seu Exército mataram Abdelhamid Abou Zeid, comandante do ramo da rede extremista Al-Qaeda no Norte da África em combates no Norte do Mali.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)