(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Pelo mundo


postado em 19/02/2013 07:00 / atualizado em 19/02/2013 07:43

VATICANO
Bento XVI inicia retiro espiritual

O papa Bento XVI se retirou no Vaticano para os tradicionais "exercícios espirituais" da Quaresma, uma semana após o anúncio histórico de sua renúncia. Bento XVI deve renunciar dentro de nove dias e não será visto até o próximo e último Ângelus de domingo na Praça São Pedro. De acordo com seu porta-voz Federico Lombardi, o papa pretende dedicar-se à oração e escrita, e não vai interferir na ação de seu sucessor. Enquanto isso, as especulações sobre quem será o sucessor de Bento XVI tomam conta das conversas em Roma e da mídia. Uma antecipação da data do conclave para em torno de 10 de março é agora uma hipótese plausível, pois os cardeais, presentes em Roma em 28 de fevereiro para saudar o papa, vão ter tempo de sobra para se reunir.

SÍRIA
ONU diz ter lista negra

A Comissão de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) informou ter uma lista de supostos criminosos de guerra pelo conflito na Síria, em seu último relatório sobre a crise no país árabe. A lista não foi revelada pelos integrantes da comissão, que é liderada pelo brasileiro Paulo Pinheiro, mas incluem membros do regime sírio e da oposição. A comissão pede que o Conselho de Segurança atue para que estes acusados sejam julgados pelo Tribunal Penal Internacional. Na Síria, enquanto os combates prosseguem (foto), o presidente sírio Bashar al-Assad disse estar certo da vitória de suas tropas contra os rebeldes. "Estamos convencidos de que o futuro pertence a nós. A Síria vai derrotar a conspiração", disse Assad, segundo o jornal As-Safir.



TUNÍSIA
"A iniciativa que apresentei, ou seja, um governo com membros que não pertencem a nenhum partido político, não alcançou um consenso"

Hamadi Jebali, primeiro-ministro da Tunísia, anunciando o fracasso da tentativa de formar um governo de tecnocratas. Ele afirmou, no entanto, que estuda outra alternativa.

PAQUISTÃO
Milhares de muçulmanos xiitas protestaram, pelo segundo dia consecutivo, contra um atentado à bomba que deixou 89 mortos no fim de semana. Os xiitas, que são minoria no Paquistão, têm sido cada vez mais alvo de militantes radicais sunitas, que não os consideram verdadeiros muçulmanos. O grupo Lashkar-e-Jhangvi assumiu a responsabilidade pelos dois ataques recentes em Quetta. Grupos de direitos humanos e integrantes da comunidade xiita têm acusado o governo de não fazer o suficiente para combater os militantes.

RÚSSIA
Cientistas da Universidade Federal dos Urais, na Rússia, anunciaram a descoberta de fragmentos do meteorito que explodiu nos Urais na sexta-feira. A descoberta foi de 53 pedrinhas pretas achadas em torno do Lago Chebarkul, perto de Chelyabinsk, que tiveram sua origem espacial confirmada em testes. Ao mesmo tempo, muitas pessoas deram início a uma verdadeira corrida para encontrar pedaços do meteorito para vendê-los.

ÁFRICA DO SUL
13

trabalhadores ficaram feridos em uma mina da empresa Anglo American Platinum na região de Rustenburg, na África do Sul, depois que seguranças abriram fogo para dispersar um confronto de sindicalistas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)