(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Fragmentos de meteorito continuam desaparecidos na Rússia


postado em 17/02/2013 14:25

Os fragmentos do meteorito que deixou cerca de 1.000 pessoas feridas na sexta-feira nos Urais da Rússia continuavam desaparecidos e sua busca foi suspensa neste domingo, dois dias após esta catástrofe fora do comum.

"Decidimos parar com as buscas. Não continuaremos mais hoje", disse à AFP um porta-voz do ministério das Situações de Emergência, Viatcheslav Ladonkin.

Um grupo de mergulhadores do ministério fez buscas durante todo o sábado nas águas do lago Tchebarkoul, em meio a temperaturas que chegavam aos 20 graus negativos. Acredita-se que um dos fragmentos do meteorito tenha caído no lago.

No entanto, nada foi encontrado no Tchebarkoul, cuja superfície congelada apresenta um buraco de seis metros de diâmetro.

O ministro das Situações de Emergência, Vladimir Poutchkov, que visitou a região no sábado, afirmou que o lago estava coberto por uma camada de sedimentos, o que tornava as buscas impossíveis.

A intenção é identificar a natureza do meteorito para explicar como sua queda pôde causar tantos estragos. Normalmente, corpos celestres queimam por completo ao entrarem em contato com a atmosfera.

O meteorito se desitegrou na manhã de sexta-feira no céu de Tcheliabinsk, cidade indusrial russa com mais de 1 milhão de habitantes.

Cerca de 1.000 pessoas ficaram feridas, a maior parte sem gravidade. As autoridades locais estimam que cerca de 40 pessoas ainda estão hospitalizadas, sendo três crianças e dois adultos em estado grave.

"A janela explodiu e a força do choque me derrubou, depois disso não me lembro de mais nada", disse Vera Vitalevna, que foi levada ao hospital inconsciente, segundo a rede de televisão Rossia 24.

Em algumas regiões de Tcheliabinsk a destruição foi impressionante. Na fábrica de zinco da cidade, segundo testemunhou um fotógrafo da AFP, uma gigantesca parede de tijolos e uma parte do teto foram destruídos pela onda de choque.

A sexta-feira foi "um segundo nascimento para a região de Tcheliabinsk e para seus habitantes", declarou o governador Mikhaïl Iourevitch.

Cientistas russos e americanos deram informações desencontradas sobre o tamanho e a massa do meteorito.

Em um comunicado, um instituto especializado da Academia de Ciências da Rússia estimou que o meteorito teria 10 metros de altura e uma dezena de toneladas.

Já a agência espacial norte-americana, Nasa, informou em seu site que o corpo celeste mediria 17 metros e pesaria 10.000 toneladas.

A Nasa ressaltou ainda que o meteorito que atingiu os Urais na sexta-feira é o maior desde o que caiu em Toungouska, na Sibéria, em 1908, derrubando e queimando árvores num raio de pelo menos 20 kilômetros, cujo impacto foi sentido a longas distâncias.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)