(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Pelo mundo


postado em 15/02/2013 07:00 / atualizado em 15/02/2013 07:14


COREIA DO NORTE
Megamanifestação celebra teste nuclear

Dezenas de milhares de pessoas se reuniram na principal praça de Pyongyang (foto) para uma manifestação oficial de apoio ao recente teste nuclear norte-coreano. O líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, não compareceu ao evento. O secretário do Partidos dos Trabalhadores disse à multidão que o teste nuclear de terça-feira, o terceiro realizado pelo país, foi uma medida de autodefesa contra as hostilidades dos Estados Unidos. O teste recebeu condfenação geral da comunidade internacional. Os países vizinhos da Coreia do Norte receberam a notícia com receio e reforçaram seus procedimentos militares e o grau de alerta das Forças Armadas. Ontem, o Ministério da Defesa da Coreia do Sul divulgou um vídeo mostrando testes de um novo míssil de cruzeiro. "Com este míssil, nós podemos atingir qualquer instalação, equipamentos ou pessoa na Coreia do Norte, em qualquer lugar e a qualquer hora que escolhermos", afirmou o major-general Ryu Young-Jeo.

CRISE NUCLEAR
Fracassa acordo com Irã

Inspetores da Organização das Nações Unidas retornaram de negociações em Teerã sem um acordo sobre o acesso a instalações nucleares do Irã e sem data para novas conversações. O impasse é uma balde de água fria nas esperanças para a diplomacia das grandes potências visando evitar uma guerra. "Apesar de seus muitos compromissos de fazer isso, o Irã não negociou de boa-fé", disse um diplomata ocidental. "Em nome da nação iraniana, eu digo que quem pensa que a nação iraniana irá se render à pressão está cometendo um grande erro e levará o seu desejo para o túmulo", disse o presidente Mahmud Ahmadinejad na TV estatal.

ESTADOS UNIDOS
As autoridades civis em sua área relataram que os corpos dos mortos estão levantando da sepultura e atacando os vivos
Falso comunicado veiculado em algumas redes de TV por hackers que invadiram o Sistema de Alerta de Emergência para lidar com situações especiais.

BAREIN
Forças de segurança entraram em confronto com manifestantes opositores ao governo do Barein, deixando pelo menos um jovem de 16 anos morto. Os opositores do país lembram o segundo aniversário do início dos protestos com uma greve geral, de dois dias, que levou ao fechamento de muitas lojas. Os moradores de várias cidades levantaram barricadas nas ruas principais para evitar que a polícia frustrasse os protestos. O Barein, um pequeno reino de maioria xiita, é palco há dois anos de protestos para exigir reformas políticas que foram reprimidas pela ditadura da monarquia sunita.

FRANÇA
O Conselho Nacional da Ordem dos Médicos da França considerou pela primeira vez que um colegiado médico permita utilizar uma sedação especial em pacientes em estado terminal que tenham feito "sucessivos pedidos lúcidos e reiterados" para abreviar seu sofrimento. Ao citar "um dever de humanidade", sem falar diretamente de eutanásia, a Ordem dos Médicos pretende que esses casos de "assistência à morte" ocorram em circunstâncias excepcionais, como certas "agonias prolongadas" ou de "dores incontroláveis", para as quais a medicina não encontra tratamento.

DIREITOS DA MULHER
Mulheres de diversos países aderiram à campanha One Billion Rising, no mesmo dia em que se celebra o Dia dos Namorados no Hemisfério Norte. Estudantes, mães, trabalhadoras, professoras e famílias dançaram e foram às ruas para protestar contra abusos sofridos pelas mulheres.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)