(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Três carcaças de cavalo enviadas à França continham fenilbutazona


postado em 14/02/2013 10:40

A agência britânica de segurança alimentar (FSA) encontrou rastros de fenilbutazona em três carcaças de cavalo que foram enviadas à França e que podem ter entrado na cadeia alimentícia, anunciou nesta quinta-feira o secretário de Estado de Agricultura, David Heath.

"As análises mais recentes da FSA sobre a presença de fenilbutazona em cavalos abatidos no Reino Unido examinaram 206 carcaças. Oito deram positivo. Três podem ter entrado na cadeia alimentícia na França", declarou em seu comparecimento no Parlamento.

"A FSA está trabalhando com as autoridades francesas em uma tentativa de retirar a carne da cadeia alimentícia", acrescentou.

A própria agência indicou, por sua vez, que até seis carcaças contaminadas podem ter entrado na cadeia alimentícia francesa.

A fenilbutazona é um anti-inflamatório utilizado em cavalos que pode ter efeitos adversos para a saúde humana.

O ministro indicou, por sua vez, que este medicamento equino não havia sido encontrado em produtos fabricados pelo grupo Findus, em cujos pratos supostamente preparados com carne bovina foi detectada até 100% de carne de cavalo.

"Os resultados dos testes de fenilbutazona nos produtos Findus foram negativos", acrescentou.

A União Europeia recomendou na noite de quarta-feira que seus membros realizem testes de DNA nos pratos preparados com carne e se comprometeu a "encontrar o responsável" pela fraude revelada pela descoberta de carne equina em pratos processados, como lasanhas ou hambúrgueres.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)