(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Pelo mundo


postado em 14/02/2013 07:00 / atualizado em 14/02/2013 08:13

CRISE NUCLEAR
Irã moderniza suas centrífugas


O diretor da Organização Iraniana de Energia Nuclear (OIEA), Fereydoun Abbasi Davani, confirmou hoje o início da instalação de centrífugas de última geração nas instalações de enriquecimento de urânio em Natanz, no Centro do Irã. "Conseguimos dominar a tecnologia para a fabricação de materiais compósitos e fomos capazes de fabricar peças da nova geração de centrífugas com este material", explicou Abbasi Davani. Segundo ele, essas novas centrífugas, mais poderosas, "destinam-se ao enriquecimento de 5% e não têm nenhum uso para o enriquecimento a 20%". O Irã assegura que enriquece urânio apenas para fins pacíficos, até uma pureza de 5% para a produção de eletricidade, ou até 20% para alimentar um reator de pesquisa médica. Mas as grandes potências temem que o país pode enriquecer até 90%, o nível necessário para fazer uma arma nuclear. O anúncio coincide com conversas entre representantes iranianos e a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). Ali Asghar Soltanieh, representante iraniano na AIEA, declarou que certas divergências foram resolvidas e os dois lados conseguiram acordar em alguns pontos.

 

COREIA DO NORTE

Preparações militares

Os vizinhos da Coreia do Norte aceleraram suas preparações militares (foto) e mobilizaram cientistas para determinar se o terceiro teste nuclear do país, que desafiou alertas da Organização das Nações Unidas (ONU), teve o sucesso alegado pelos norte-coreanos. O Ministério de Defesa da Coreia do Sul disponibilizou mísseis com "poder destrutivo" capazes de atingir qualquer alvo na Coreia do Norte a qualquer momento. A detonação foi o foco das ações diplomáticas globais, com o secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, entrando em contato com colegas da Coreia do Sul, China e Japão. O presidente dos EUA, Barack Obama, usou seu discurso do Estado da União na noite de terça-feira para acalmar aliados norte-americanos da região e alertar que "ações firmes" serão tomadas. 

 

VENEZUELA

"São tratamentos complexos, difíceis, que devem em algum momento ir fechando o ciclo de sua doença"

Nicolás Maduro, vice-presidente da Venezuela, sobre as condições de saúde do presidente Hugo Chávez, ao chegar
de Havana. 

 

ESCUTAS ILEGAIS
A Scotland Yard anunciou a prisão de seis jornalistas como parte da investigação do escândalo das escutas telefônicas no extinto tabloide britânico News of the World. São três homens e três mulheres, de 36 a 46 anos, que são jornalistas ou ex-jornalistas. Dois dos detidos trabalham no tabloide britânico The Sun. 

 

TAILÂNDIA
Militantes radicais islâmicos realizaram um ataque a um quartel da Marinha tailandesa no Sul do país na madrugada de ontem. O capitão Somkiat Ponprayun, chefe da força-tarefa especial do Corpo de Fuzileiros, disse que cerca de 50 homens realizaram a ação e que 16 dos insurgentes foram mortos e os demais fugiram. Não houve baixa entre os militares.

 

TIBETE

100

É o número de casos de imolação entre os tibetanos desde 2009, segundo o governo tibetano no exílio. Os representantes tibetanos atribuem o aumento das imolações à frustração no Tibete diante da repressão exercida pela China contra sua religião e sua cultura.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)