(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ministro japonês das Finanças nega manipulação de taxas de câmbio


postado em 25/01/2013 06:31

O ministro japonês das Finanças, Taro Aso, rejeitou com firmeza nesta sexta-feira as acusações de manipulação das taxas de câmbio formuladas no exterior após a publicação pelo governo japonês e pelo Banco Central (BoJ) de uma declaração conjunta sobre a política monetária.

"As críticas sobre a manipulação das taxas de câmbio são totalmente infundadas", declarou, segundo a imprensa.

Aso respondia indiretamente à chanceler alemã, Angela MErkel, que demonstrou na quinta-feira no Fórum Econômico Mundial (WEF) de Davos sua preocupação pela nova política monetária do Japão.

O ministro das Finanças considerou que a atual queda do iene, que já dura algumas semanas, "é claramente um ajuste após a ascensão unilateral" anterior até alcançar picos inéditos em 2011 e 2012.

"Tenho que admitir que vejo não sem preocupação a situação do Japão", disse Merkel no Fórum de Davos, que conta com a presença da nata das finanças e da política do planeta.

Explicou que no G20, o grupo das vinte economias mais poderosas do planeta, há "cada vez mais consciência" sobre a questão da manipulação das taxas de câmbio.

"A China reagiu muito favoravelmente e respondeu às nossas demandas de certa mudança de política", disse Merkel, antes de manifestar sua preocupação pelo Japão.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)