(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Chávez nomeia Elías Jaua ministro das Relações Exteriores


postado em 15/01/2013 23:07

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, hospitalizado em Cuba há mais de um mês após ser operado para retirar um câncer, nomeou o ex-vice-presidente Elías Jaua como ministro das Relações Exteriores, informou nesta terça-feira o vice-presidente, Nicolás Maduro.

"O presidente da República acaba de designar ministro do Poder Popular para as Relações Exteriores o companheiro Elías Jaua Milano", disse Maduro, que na segunda-feira regressou de Cuba após visitar Chávez.

Maduro, nomeado vice-presidente em outubro passado, exercia a função de chanceler desde 2006.

"Quero agradecer o comandante Hugo Chávez por este novo gesto de confiança para comigo", disse Jaua ao sair do Parlamento, onde Maduro anunciou a decisão.

Jaua destacou que assume a chancelaria em um momento no qual "o trabalho fundamental é a defesa da estabilidade política, da unidade da Venezuela e da independência nacional". "Vamos defender isto tanto na frente interna como na frente internacional".

Elías Jaua, 43 anos, vice-presidente até a reeleição de Chávez, no dia 7 de outubro, foi candidato do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) nas eleições estaduais de 16 de dezembro para o governo do Estado de Miranda, sendo derrotado pelo líder opositor Henrique Capriles Radonski.

Capriles questionou na noite desta terça-feira quem tomou a decisão de nomear Jaua: "a única forma de designar um ministro é através do presidente da República, se Maduro firmou este decreto, o fez como presidente interino".

O governo afirma que Chávez, operado no dia 11 de dezembro de um câncer, está consciente e conversa com membros do governo.

Madurou revelou nesta terça que Chávez, hospitalizado em Havana, está "fazendo progressos". "Estivemos com ele até o dia de ontem" e "o atualizamos amplamente sobre como nosso povo tem avançado".

Segundo o ministro de Energia e Petróleo, Rafael Ramírez, que voltou de Havana na segunda-feira, "o presidente está tomando decisões, estivemos com ele, solicitando várias aprovações".

O último boletim médico divulgado no domingo afirma que Chávez respondeu bem ao tratamento nos últimos dias, mas ainda sofre de insuficiência respiratória.

Maduro viajou a Havana com o presidente do Congresso, Diosdado Cabello, o ministro de Energia e Petróleo, Rafael Ramirez, a Procuradora da República, Cilia Flores, e o irmão de Chávez e governador de Barinas (oeste), Adán Chávez.

Depois de ser reeleito em outubro, Chávez deveria assumir seu novo mandato em 10 de janeiro, mas o Supremo Tribunal confirmou na semana passada o adiamento da posse até sua recuperação.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)