(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Primeiro-ministro belga promete reduzir renda da rainha Fabiola


postado em 12/01/2013 14:10

O primeiro-ministro belga, Elio di Rupo, prometeu neste sábado reduzir a remuneração da rainha Fabiola, após uma polêmica sobre o uso dos cofres públicos pela viúva do rei Balduino.

Di Rupo irá propor ao parlamento, quando houver a votação sobre o orçamento para 2013, uma emenda "para que o valor recebido pela rainha Fabiola não supere o concedido ao príncipe Felipe", herdeiro do trono.

"A diminuição da renda da rainha Fabiola será efetuada a partir do ano de 2013", indicou um porta-voz de Di Rupo em um comunicado, sem detalhar de quanto será essa redução.

A rainha Fabiola, que recebe 1,4 milhão de euros por ano, desde a morte de Balduino em 1993, gerou polêmica ao planejar colocar dinheiro público em uma fundação recém-criada, que inclui nos seus estatutos a possibilidade de "concessão de ajuda" à família.

Após ser revelada na quarta-feira a criação em setembro da fundação Fons Pereos pela rainha, a imprensa belga e políticos de diferentes correntes denunciaram o que consideram um abuso dos fundos públicos.

Alguns meios de comunicação e dirigentes políticos acreditam que a rainha, que não teve filhos, procura evitar que seus sobrinhos, que também são sobrinhos de Balduino, tenham que pagar os 70% previstos de impostos de sucessão após a morte de Fabiola.

A fundação também poderá financiar obras sociais que respeitem as convicções católicas da rainha.

Fabiola indicou na quinta-feira que o dinheiro destinado à sua fundação vem de seu patrimônio e esclareceu que sua família espanhola "nunca foi beneficiária" de bens do rei Balduino, nem antes, nem depois de sua morte.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)