(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Confrontos deixam 14 rebeldes curdos e um soldado mortos na Turquia


postado em 08/01/2013 14:01 / atualizado em 08/01/2013 14:24

Quatorze rebeldes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) e um soldado turco foram mortos em combates na província turca de Hakkari (sudeste) na segunda-feira à noite, na fronteira com o Iraque, anunciou nesta terça-feira o governo local.

As forças armadas turcas entraram em confronto com um grande grupo de rebeldes que queria atacar, durante a noite, um posto avançado da guarda nacional, perto da fronteira com o Iraque, informou um comunicado do governo de Hakkari, província situada no extremo sudeste do país.

O PKK utiliza o norte do Iraque como base para suas operações no sudeste da Turquia, onde vivem em maioria curdos.

Os combates foram travados no momento em que o Estado turco retomou, nas últimas semanas, um diálogo com o chefe do PKK, Abdullah Ocalan, condenado a prisão perpetua no noroeste da Turquia desde 1999, no objetivo de acabar com a rebelião armada.

o PKK é considerado uma organização terrorista por Ancara e outras capitais do mundo.

O conflito entre curdos e a Turquia já causou a morte de mais de 45.000 pessoas desde o começo da insurreição do PKK em 1984. Os rebeldes reivindicaram a independência do sudeste da Anatólia, e agora exigem a autonomia total da região.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)