(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Pelo Mundo


postado em 07/01/2013 00:12 / atualizado em 07/01/2013 07:46

Reino Unido
Cameron admite
guerra por Malvinas

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, advertiu ontem que o Reino Unido “lutará” para manter a soberania das Ilhas Malvinas, reivindicada pela Argentina. Diante da crescente pressão da presidente argentina, Cristina Kirchner, em negociar o domínio do arquipélago no Atlântico Sul, Cameron destacou que o governo britânico está disposto a lutar novamente pelo território. “Certamente estaríamos dispostos a entrar em guerra, e contamos com fortes defensores nas Ilhas Malvinas”, disse o premiê, questionado sobre o assunto pela agência BBC. Ele ressaltou que o Reino Unido tem jets de guerra e tropas no arquipélago para proteger o território de uma eventual “invasão”. As declarações de Cameron foram feitas depois de Cristina Kirchner publicar uma carta aberta nos jornais britânicos pedindo a soberania das ilhas e acusando o governo de “colonialismo do século 19”. Os dois países travaram uma guerra entre 2 de abril e 14 de junho de 1982 pelo domínio das Ilhas Malvinas, que ficou para os britânicos.


Vaticano
Papa critica agnosticismo

O papa Bento XVI disse ontem que os líderes católicos devem ter coragem para enfrentar os ataques de “agnosticismo intolerante” que prevalece em muitos países. O pontífice e a Igreja vêm sofrendo críticas crescentes por causa da oposição ao casamento homossexual e a sacerdotes mulheres. O papa tem repetidamente denunciado o que ele diz serem tentativas de separar a religião do debate público. Bento XVI, de 85 anos, rezou missa para 10 mil pessoas no dia em que os cristãos ocidentais celebram a Epifania, e ordenou quatro arcebispos, incluindo seu secretário pessoal. Falando a um a multidão na Praça São Pedro, no Vaticano, ele rejeitou firmemente as sugestões de que a Igreja deveria mudar para se adequar à opinião pública. “Qualquer um que vive e proclama a fé da Igreja está em muitos pontos fora de sintonia com a forma predominante de pensar”, disse ele. Nos Estados Unidos, em dezembro, um grupo acessou o site da Casa Branca pedindo ao governo do presidente Barack Obama para listar a Igreja Católica como um “grupo de ódio” por causa de sua oposição ao casamento gay.

Israel
Extrema-direita cresce

O premiê israelense, Benjamin Netanyahu, se esforça para conter o crescimento nas pesquisas de um partido de extrema-direita. Ele pede a seus partidários que o apoiem nas eleições de 22 deste mês. Há poucas dúvidas em Israel de que o conservador partido Likud, de Netanyahu, funcionando em conjunto com o nacionalista Yisrael Beitenu, ganhará o maior número de assentos parlamentares na próxima votação. No entanto, as pesquisas mostram que o Bayit Yehudi, partido liderado por Naftali Bennett, um milionário da área de tecnologia e antigo líder de colonização, que quer anexar partes da Cisjordânia ocupada, vem diminuindo muito a margem de Netanyahu. Está em segundo lugar.

Caxemira
Um soldado paquistanês morreu e outro ficou ferido ontem quando tropas indianas atacaram um posto militar na fronteira entre os dois países, no enclave da Caxemira, habitada por uma maioria muçulmana. Essa região do Himalaia é reivindicada por Índia e Paquistão. A Caxemira já foi a causa de duas das três guerras travadas pelos dois países desde sua independência da Grã-Bretanha, em 1947.

Turquia
Um avião da companhia aérea de carga turca ULS Cargo com uma tonelada e meia de lingotes de ouro encontra-se retido desde o dia 1º no aeroporto internacional de Istambul porque as autoridades consideram que seus documentos não estão em ordem. O Airbus A300, que realizava um voo entre Gana e Dubai (Emirados Árabes Unidos), foi desviado para o aeroporto Ataturk por problemas de combustível.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)