(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Primeiros mísseis Patriot chegam à Turquia


postado em 05/01/2013 11:22 / atualizado em 05/01/2013 11:47

Os primeiros mísseis Patriot terra-ar da Otan destinados a proteger a Turquia de eventuais ameaças sírias chegaram neste sábado ao país.

 "A mobilização começou nesta manhã em Incirlik", a base aérea turca da Otan, anunciou neste sábado à AFP Peter Woodmansee, chefe das operações de implantação de mísseis de combate do exército americano na Europa.

 "Várias aeronaves pousaram nesta manhã ao mesmo tempo que um primeiro destacamento da defesa aérea (3-2 Air Defense Artiller - ADA), a unidade Patriot", disse.

 Na sexta-feira, chegaram à base de Incierkik (sudeste) militares e equipamentos americanos para preparar a implantação das baterias de mísseis Patriot da Otan que Ancara solicitou.

 Cerca de 400 soldados americanos e equipamentos adicionais chegarão por avião nos próximos dias e será preciso esperar até o fim de janeiro para receber mais funcionários e material, que chega por via marítima, informou na sexta-feira o comando do exército americano com base na Alemanha.

 Os americanos ficarão baseados em Gaziantep, 50 km ao norte da Síria.

 "Os 23 membros da equipe de Gaziantep preparam atualmente o local (...) em colaboração com as autoridades turcas antes de instalar as baterias de tiro dos Patriot em Gaziantep", acrescentou Peter Woodmansee, que informou que, pelo momento, trata-se de instalar pavilhões, logística, comunicações, segurança e todos os aspectos de proteção das populações.

 Alemanha, Holanda e Estados Unidos participam desta missão com fins meramente defensivos, destinada a proteger o país membro da Otan de eventuais ameaças sírias.

 Não é a primeira vez que a Turquia abriga Patriots para proteger seu território. A primeira vez ocorreu em 1991 durante a guerra do Golfo e a segunda em 2003 durante a guerra do Iraque.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)