(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Na contramão das novas leis


postado em 25/12/2012 00:12 / atualizado em 25/12/2012 08:30

As denúncias de nepotismo contra o presidente do Paraguai, Federico Franco, batem de frente com o projeto de lei aprovado em 6 de setembro pelo Legislativo do país, que combate as nomeações arbitrárias em órgãos do governo. O presidente negou as acusações, as quais classificou como “não objetivas e inverídicas”. Segundo Franco, alguns de seus parentes já eram funcionários do Estado, selecionados por meio de concurso público ou de escolha pública. Para Gregory Weeks, professor de ciência política da Universidade da Carolina do Norte, em Charlotte (EUA), era impossível acreditar que o presidente não colocaria familiares no governo, devido à influência de sua família na política e aos problemas de corrupção que existem há anos.

As acusações de nepotismo e de enriquecimento ilícito reduziram a popularidade de Franco – aprovado por 36% da população. O índice foi divulgado em setembro pela empresa mexicana Mitofsky, que classifica o desempenho dos presidentes ao redor do mundo. O mandatário minimizou a importância da pesquisa, afirmando que não é relevante para analisar o que funciona em sua administração.

Apesar de o paraguaio ser visto como um governante “interino”, que deve cuidar da nação até as eleições de abril de 2013, Nickson adverte que ele não age como tal. “Um sinal preocupante é que Franco planeja lançar US$ 500 milhões em títulos no mercado internacional, o que ameaça perturbar o equilíbrio fiscal. Por que um governo interino faria uma mudança tão grande na política fiscal, se vai deixar o cargo em menos de um ano?”, indagou. Para o analista do Reino Unido, uma das respostas é que o partido do presidente, Partido Liberal Radical Autêntico (PLRA), continuará no comando. Nickson acha a ideia improvável, já que está prevista a vitória do Partido Colorado na votação. “Existe o receio de que essa emissão de títulos dê oportunidade de que haja corrupção em grande escala.”


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)