(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Margaret Thatcher se recupera após ser operada de um tumor


postado em 22/12/2012 12:48

A ex-primeira ministra britânica Margaret Thatcher, 87 anos, se recupera bem depois de ter sido operada de um tumor na bexiga, uma intervenção considerada "pequena" e "bem sucedida", mas que pode obrigar a "Dama de Ferro" a passar o Natal no hospital.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, desejou neste sábado pelo Twitter uma "rápida recuperação" a Thatcher, uma de suas antecessoras em Downing Street (1979-1990) quando esteve à frente do Partido Conservador.

Margaret Thatcher, afetada por uma doença senil e muito debilitada fisicamente, foi internada no hospital na quinta-feira e operada de um tumor na bexiga.

Uma porta-voz de Thatcher afirmou na sexta-feira que a ex-primeira ministra está "muito bem", sem dar mais detalhes. Por sua vez, Tim Bell, seu ex-consultor de relações públicas, fez uma declaração tranquilizadora. "Ela esteve mal no início desta semana. Foi ao médico. O médico mandou-a para o hospital", explicou à BBC.

"No hospital foi examinada. (Os médicos) encontraram um pequeno tumor na bexiga e decidiram removê-lo usando o que eles descreveram como cirurgia minimamente invasiva, ou seja, sem anestesia geral", relatou, acrescentando que esta foi uma operação "muito simples".

"A operação foi um sucesso e seu estado de saúde é satisfatório. Ela ainda permanecerá no hospital por vários dias para se recuperar antes de voltar para casa", acrescentou Bell, que considerou "perfeitamente possível passar o Natal" no hospital.

Thatcher, a única mulher que foi primeira-ministra do Reino Unido, realiza raras aparições. Desde 2002 não fala em público, seguindo o conselho de seus médicos depois de sofrer vários derrames cerebrais.

Em 2008, sua filha Carol revelou em suas memórias que sua mãe estava sofrendo de uma doença senil há sete anos. Em 2010 foi hospitalizada em Londres por 15 dias depois de complicações de uma gripe.

"Maggie", que exerceu três mandatos, marcou a vida política britânica do século XX. Thatcher impulsionou a economia do país, conhecido como "o doente da Europa" quando chegou ao poder, mas tornou-se famosa por seu ultra-liberalismo, sua intransigência nas suas relações com os sindicatos, mineiros e prisioneiros do IRA.

Sua figura dividiu profundamente as opiniões, despertando o ódio e também muita admiração. No Twitter, as reações à hospitalização mostram que a ex-primeira-ministra continua a inspirar sentimentos contraditórios.

"Ela tomou as decisões difíceis que outros tentaram evitar", julgou Richard Smith. Outro usuário da rede social, Darran Busby, "nunca vou perdoá-la pelo o que ela fez com os mineiros e para o país". Recentemente, o filme "A Dama de Ferro", em que a atriz Meryl Streep interpreta Thatcher, colocou em debate o legado do thatcherismo.

Vinda de uma família modesta, Margaret Thatcher foi eleita deputada aos 34 anos antes de se tomar a líder do Partido Conservador, em 1975, e à frente, quatro anos mais tarde, do governo. O marido dela, o empresário Denis Thatcher, com quem teve gêmeos Mark e Carol, morreu em 2003.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)