(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas DENÚNCIAS DE ABUSO

Diretora de notícias da BBC e seu vice renunciam

Repercussão de caso de apresentador que teria abusado de mais de 300 crianças seria um dos motivos


postado em 12/11/2012 07:40 / atualizado em 12/11/2012 09:18

O ex-apresentador Jimmy Savile é acusado de ter cometido abusos sexuais contra crianças durante décadas. Segundo a Scotland Yard, número de vítimas pode chegar a 300 (foto: AFP PHOTO / ADRIAN DENNIS )
O ex-apresentador Jimmy Savile é acusado de ter cometido abusos sexuais contra crianças durante décadas. Segundo a Scotland Yard, número de vítimas pode chegar a 300 (foto: AFP PHOTO / ADRIAN DENNIS )
A diretora de notícias da BBC, Helen Boaden, e seu vice, Stephen Mitchell, renunciaram aos seus cargos devido à crise envolvendo Jimmy Savile e a informações divulgadas que acusavam injustamente um político de abuso de crianças, segundo informações divulgadas pela imprensa nesta segunda-feira.


A assessoria de imprensa da BBC informou à AFP que não podia confirmar as informações, divulgadas tanto no canal BBC News quanto em seu rival Sky News, mas um anúncio é esperado nas próximas horas.


O diretor-geral interino Tim Davie, que assumiu o cargo na rede de televisão pública após a renúncia dramática de George Entwistle na noite de sábado, deve definir seus planos para gerir a crise ainda nesta segunda-feira.

De acordo com nota da BBC, Boaden e Mitchell foram afastados de seus cargos até que o motivo do programa Newsnight ter cancelado uma matéria sobre o abuso de crianças por Savile seja investigado.


Há rumores de que a reportagem do Newsnight foi cancelada por entrar em conflito com um programa em homenagem a Savile, até então uma grande estrela da BBC que morreu em outubro de 2011.

O inquérito está sendo conduzido por Nick Pollard, ex-diretor da Sky News. Alegações de que Savile teria abusado de até 300 crianças num período de 40 anos, inclusive quando trabalhava na BBC, mergulharam a emissora numa crise.

Os problemas da BBC se agravaram quando o Newsnight, um dos programas mais importantes, foi forçado a admitir na sexta-feira que uma reportagem acusando uma conhecida figura política de abuso de menores era falsa.

Entwistle renunciou no sábado após somente 54 dias como diretor-geral, depois de assumir a responsabilidade pela reportagem do Newsnight.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)