(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

'Terrorismo e delinquência' ferem 'dignidade humana', diz Papa


postado em 09/11/2012 13:40 / atualizado em 09/11/2012 14:08

O "terrorismo e a delinquência" ferem a "dignidade humana", disse nesta sexta-feira o papa Bento XVI em um discurso perante a assembleia geral da Interpol.


"A violência é sempre inaceitável em suas diversas formas de terrorismo e delinquência, porque fere profundamente a dignidade humana e constitui uma ofensa a toda a humanidade", considerou o pontífice em espanhol.


"Portanto, é um dever reprimir o crime no âmbito das regras morais e jurídicas, porque as ações contra a delinquência devem ser realizadas sempre no respeito aos direitos humanos e aos princípios de um Estado de direito", acrescentou.


"É essencial que até mesmo a necessária ação repressiva seja acompanhada por uma valente e lúcida análise das motivações subjacentes a estas ações criminosas inaceitáveis; é preciso prestar uma especial atenção aos fatores de exclusão social e de indigência que persistem na população e que constituem um meio de violência e ódio", disse Bento XVI.


"Portanto, a resposta à violência e à delinquência não pode ser delegada simplesmente às forças de ordem, mas exige a participação de todas as instâncias que podem incidir sobre este fenômeno", considerou.


Para o Papa, "derrotar a violência é uma tarefa que deve envolver não apenas as instituições e os organismos interessados, mas a sociedade em seu conjunto: as famílias, os centros educacionais, entre eles a escola e as entidades religiosas, os meios de comunicação social e todos os cidadãos".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)