(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ataque de milicianos em Dafur mata 13


postado em 03/11/2012 21:01

CARTUM - Uma milícia atacou uma cidade da região sudanesa de Darfur e matou 13 pessoas, informou este sábado uma fonte local desta área que enfrenta uma escalada da violência.

O ataque, ocorrido na sexta-feira, ocorreu no povoado de Sigili, 30 km a sudeste de Al Facher, capital do estado de Darfur do Norte, acrescentou a fonte, que não quis revelar sua identidade por motivos de segurança. Não se informou se as vítimas são civis ou combatentes.

"Tratam-se de violências tribais entre uma milícia local e os zaghawas", acrescentou, destacando que cinco pessoas estavam desaparecidas.

Em uma nota curta, a agência oficial Suna informou que 10 pessoas morreram e outras 10 estavam desaparecidas devido a atos de violência tribais em Darfur do Norte.

A missão conjunta da União Africana e das Nações Unidas em Darfur (UNAMID, na sigla em inglês) condenou o ataque em um comunicado, e enviou uma equipe de verificação à região, mas "o exército sudanês impediu ao comboio chegar ao local", lamentou o porta-voz da missão, Aicha Elbasri.

No sábado, centenas de pessoas participaram de um cortejo fúnebre em Al Facher e levaram 10 corpos até a entrada do quartel-general da UNAMID para pedir uma investigação, antes de ser escoltados para enterrar suas vítimas, acrescentou.

O nível de violência diminuiu desde o início do conflito em Darfur, há nove anos, quando movimentos procedentes de tribos não árabes se levantaram contra o governo de Cartum. Mas continuam os confrontos entre os rebeldes e o governo ou entre as tribos, assim como a violência vinculada ao banditismo.

Ao menos 300.000 pessoas, segundo a ONU - 10.000 segundo o governo - morreram desde o início da guerra em Darfur, em 2003, entre grupos rebeldes autóctones e o regime de Cartum.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)