(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Oposição populista de esquerda vence na Lituânia


postado em 29/10/2012 07:43

A oposição populista de esquerda venceu as eleições legislativas na Lituânia, segundo os resultados parciais anunciados neste domingo pela Comissão Eleitoral em Vilnius, ao final do segundo turno.

O Partido Social Democrata terá 38 cadeiras no futuro Parlamento, contra 34 para o grupo do atual primeiro-ministro, Andrius Kubilius.

Na terceira posição ficou o Partido do Trabalho, de Victor Uspaskich, com 29 cadeiras, à frente dos populistas de direita da Ordem e Justiça, com 11 cadeiras.

Os lituanos votaram neste domingo no segundo turno das legislativas sob a perspectiva de consolidar a vitória da esquerda registrada no primeiro turno, em 14 de outubro, em detrimento dos conservadores.

Neste domingo foram definidas 67 das 141 cadeiras do Parlamento lituano.á

Os lituanos rejeitaram os conservadores de Kubilius, no poder há quatro anos, por sua impopular política de austeridade, e o partido elegeu apenas 13 deputados no primeiro turno.

A futura coalizão governamental terá uma pequena margem de manobra para o projeto de Vilnius de adotar o euro em 2015 e levar adiante a presidência lituana da UE a partir do verão (boreal) de 2013.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)