(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Emir do Catar visita a Faixa de Gaza


postado em 23/10/2012 16:41

O emir do Catar chegou nesta terça-feira à Faixa de Gaza para a primeira visita de um chefe de Estado estrangeiro ao sitiado território palestino desde que o grupo islâmico Hamas assumiu sozinho o poder, cinco anos atrás.

Uma guarda de honra recebeu o xeque Hamad bin Khalifa Al Thani na fronteira de Gaza com o Egito. Segundo o primeiro-ministro de Gaza, Ismail Haniyeh, o emir prometeu US$ 400 milhões em ajuda, quase o dobro da previsão inicial, de US$ 250 milhões. Durante as quatro horas de visita, Al Thani lançou um projeto de habitação, um hospital e recebeu um diploma honorário.

A chegada do emir é a maior vitória diplomática já obtida pelo Hamas, que é considerado um grupo terrorista pelo Ocidente. Também é um sinal do aumento da importância do Catar, país rico em petróleo.

Enquanto os habitantes de Gaza celebraram a visita, o governo palestino rival de Mahmoud Abbas, na Cisjordânia, recebeu a notícia com menos entusiasmo. Israel afirmou que a viagem prejudica a paz na região: "Ao abraçar o Hamas publicamente, o emir do Catar jogou a paz embaixo de um ônibus."

Em discurso na Universidade Islâmica de Gaza, o xeque incentivou as duas facões palestinas a se reconciliarem: "Por que vocês continuam divididos?", perguntou ele. "Por que irmãos não conseguem sentar juntos e se reconciliarem?".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)