(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Coreia do Sul impede lançamento de folhetos na Coreia do Norte


postado em 22/10/2012 07:45

A polícia da Coreia do Sul impediu nesta segunda-feira que um grupo de ativistas lançasse folhetos de propaganda na Coreia do Norte, país que havia ameaçado atacar o vizinho no caso de um lançamento do tipo.

O grupo, formado por refugiados norte-coreanos, pretendia lançar balões com 200.000 folhetos de propaganda sobre a fronteira a partir do parque Imjingak, na cidade de Paju, e reagiram com fúria à decisão do governo de Seul de bloquear a operação.

Policiais impediram a aproximação dos ativistas do parque e alegaram razões de segurança.

 

"Esta manifestação havia sido autorizada pelo governo. Isto é grotesco", reclamou Park Sang-hak, um dos organizadores do protesto, que acusou o presidente sul-coreano Lee Myung-bak de ceder às pressões norte-coreanas.

Na sexta-feira, o governo da Coreia do Norte, ao tomar conhecimento da operação, ameaçou executar "sem aviso prévio um ataque militar impiedoso" caso verificasse "o menor movimento relacionado a este lançamento".

Os lançamentos de folhetos com balões aerostáticos na Coreia do Norte ficaram suspensos durante 11 anos, mas foram retomados no fim de 2010.

Ativistas lançam sobre a Coreia do Norte folhetos que denunciam o autoritarismo do governo de Pyongyang e pedem aos norte-coreanos que iniciem uma revolta similar à Primavera Árabe.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)