(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Venezuela vota para reeleger Chávez ou mudar com Capriles


postado em 07/10/2012 19:14 / atualizado em 07/10/2012 23:37

(foto: AFP)
(foto: AFP)
Quase 19 milhões de venezuelanos votam neste domingo para decidir entre a reeleição do presidente Hugo Chávez para o período 2013-2019 e uma mudança de rumo com o jovem candidato opositor Henrique Capriles Radonski.

Chávez votou em Caracas ao meio-dia, acompanhado por personalidades da esquerda e prometendo "reconhecer os resultados" da eleição, na qual tenta seu quarto mandato consecutivo. "Reconheceremos o resultado, qualquer que seja (...), por um voto de diferença ou por três milhões de votos. Os atores políticos responsáveis devem reconhecer os resultados diante de um sistema eleitoral absolutamente transparente", disse Chávez ao votar no Colégio Manuel Palacios Fajardo do bairro 23 de Janeiro, conhecido bastião da esquerda.

"Há muita gente na fila, bom sol, bom clima, graças a Deus. Há muita gente e isto é muito positivo, uma democracia madura", disse Chávez antes de atender aos jornalistas, nacionais e internacionais. Chávez estava acompanhado de personalidades da esquerda latino-americana, como a ex-senadora colombiana Piedad Córdoba, a prêmio Nobel da Paz e dirigente indígena Rigoberta Menchú e o nicaraguense Miguel D'Escoto, ex-presidente da Assembleia Geral das Nações Unidas.

O presidente também recebeu o apoio pessoal do jornalista espanhol Ignacio Ramonet, da senadora uruguaia Lucía Topolansky e do ator americano Danny Glover.

Capriles votou durante a tarde em Las Mercedes, na região de Caracas, afirmando que a vontade do povo será respeitada nestas eleições. "Acatarei o que o povo disser hoje", destacou o ex-governador do estado de Miranda após votar às 14H30 local (16H00 Brasília), em Las Mercedes, no município de Baruta, do qual foi prefeito.

"O que o povo disser hoje é sagrado para mim, quem participa deste processo aceita as regras", disse Capriles ao recordar sua carreira política como governador, prefeito e presidente da extinta Câmara dos Deputados como líder do partido democrata cristão COPEI.

O candidato convocou todos os venezuelanos a não perder a oportunidade de votar e pediu ao Conselho Nacional Eleitoral (CNE) que divulgue os resultados o mais rápido possível. "A primeira pessoa que vou contactar após saber dos resultados será o presidente da República. Assim tem que ser, este é o exemplo", destacou Capriles.

Desde muito cedo já havia filas em alguns dos 13.800 centros habilitados em todo o país, que permanecerão abertos até as 18h00 locais (19h30 de Brasília).

"Bendito seja o 7 de Outubro! Escreveremos outra página histórica sobre suas horas!", escreveu Chávez em sua conta no Twitter.

"Hoje decidimos o futuro de nossa Venezuela, vamos todos votar acreditando que podemos e vamos estar melhor, vote por você", indicou em sua conta na rede social Capriles, que tenta destronar o presidente Hugo Chávez após quase 14 anos no poder, em uma das mensagens enviadas após a abertura dos centros de votação.

O campo chavista se mobilizou de madrugada com seu tradicional toque de despertar por todo o país. Sua estratégia é garantir que a campanha 1X10 funcione: cada militante deve estimular pelo menos dez pessoas a votar.

Já a oposição pediu o "um mais dois": todo aquele que votou em suas primárias de fevereiro deve convencer outras duas pessoas de apoiar Capriles.

O general Wilmer Barrientos, encarregado dos 139.000 militares mobilizados no país, afirmou que, no momento, a votação transcorre em "total normalidade". "Há alguns pequenos detalhes que estamos resolvendo", disse à rede oficial VTV.

"Acordei cedo porque vim depositar meu voto pelo futuro presidente outra vez, que vai vencer praticamente com dois ou três milhões de votos de vantagem", disse o chavista Julio Urbina, em um centro de votação do bairro popular de Petare, em Caracas.

Outro eleitor, Miguel de Vares, de 29 anos, disse diante de um centro de votação no bairro de Chacao que "as pessoas estão buscando algo diferente" nestas eleições. "Acho que se não houver resultados em coisas básicas, como insegurança, é melhor confiar (o governo) a outra pessoa", disse.

Chávez, de 58 anos e desde 1999 no poder, chega às eleições na liderança da maioria das pesquisas, embora Capriles, de 40 anos e ex-governador do populoso estado de Miranda (norte), tenha diminuído a distância que o separa do presidente, de acordo com pesquisas divulgadas até o fim da semana passado, quando suas veiculações passaram a ser proibidas, de acordo com a legislação.

O presidente do país com as maiores reservas de petróleo mundiais também prometeu aprofundar sua "revolução socialista" em caso de vitória.

Capriles oferece um modelo baseado no brasileiro, que concilie os setores público e privado, e quer acabar com a forma personalista de governar de Chávez, que concentra um grande poder em suas mãos e exerce um controle absoluto sobre os meios de comunicação estatais.

Os venezuelanos votam com um sistema 100% informatizado de urnas eletrônicas. Os resultados não serão divulgados pelo CNE até que a "tendência seja irreversível" e esteja claro quem é o ganhador.

Especialistas do Centro Carter, que monitora o processo eleitoral venezuelano, descartaram que pudessem ocorrer fraudes e indicaram em um relatório emitido na sexta-feira que "o software das máquinas de votação garante o voto secreto".

Já Carlos Alvarez, chefe da missão de monitoramento eleitoral da Unasul, que estreia nesta tarefa, assegurou na quinta-feira à AFP que está garantida a "transparência" das eleições deste domingo.

Além de Capriles e Chávez, os únicos com chances reais de vencer as eleições, há outros quatro candidatos presidenciais inscritos: os sindicalistas Orlando Chirinos e Reina Sequera, o engenheiro Luis Reyes e a padeira María Bolívar.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)