(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Onda de atentados deixa mais de 50 mortos no Iraque


postado em 09/09/2012 11:09

Cinquenta e duas pessoas morreram e 250 ficaram feridas em uma série de atentados registrados no Iraque nas últimas horas, incluindo a explosão de uma bomba perto de um consulado francês e outra na sede da companhia petroleira pública iraquiana. O atentado mais violento teve como alvo um mercado, onde morreram 14 pessoas.


Em Nassiriah, ao sul de Bagdá, uma bomba colocada num carro estacionado perto do consulado da França explodiu. Segundo as autoridades, uma pessoa morreu e outra ficou ferida. De acordo com uma fonte diplomática francesa, o cônsul honorário não se encontrava no local.

Na mesma cidade, um atentado com carro-bomba diante de um hotel deixou dois mortos e outros tantos feridos, informou o diretor do hospital municipal.

O atentado mais violento aconteceu no início da manhã deste domingo em um mercado próximo ao mausoléu do imã xiita Ali al Sharki, sul do país, onde explodiram dois carros-bomba. O primeiro explodiu o mercado lotado de pessoas e o segundo quando começaram a chegar as equipes de socorro.

No sábado à noite, desconhecidos abriram fogo contra soldados num posto militar perto de Balad, norte de Bagdá. Quando chegaram os reforços ao lugar, uma bomba colocada à beira da estrada explodiu. No total, 11 soldados morreram e oito ficaram feridos, segundo fontes militares.

Outra bomba explodiu perto de Kirkuk, norte do país, no estacionamento da sede da empresa petroleira pública iraquiana North Oil Company, a companhia encarregada da exploração de hidrocarbonetos na região.

Sete pessoas morreram e 17 ficaram feridas, segundo a polícia. As vítimas formavam uma fila no estacionamento na esperança de serem contratadas pela unidade de proteção das instalações da North Oil Company.

O centro de Kirkuk também foi cenário de dois atentados, com três mortos e mais de 70 feridos, segundo a polícia. Um correspondente da AFP viu inúmeros carros destruídos e prédios atingidos pelo impacto das explosões.

A onda de atentados deste domingo ainda não foi reivindicada, mas a Al-Qaeda no Iraque afirmou que queria reconquistar o território perdido.

Também houve ataques mortíferos no oeste de Kirkuk, Tuz Jurmatu, Tal Afar, Samarra, Taji e Baquba.

Em Basra, a grande cidade do sul do país, que não costuma ser atingida pela violência, três pessoas morreram e 20 ficaram feridas na explosão de um carro-bomba.

Apesar de o número de ataques ter diminuído consideravelmente em relação ao período 2006-2007, eles continuam sendo frequentes no Iraque, imerso há vários meses numa crise agravada pelas tensões religiosas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)