(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ministro da Justiça sul-africano surpreso com indiciamento de mineiros


postado em 31/08/2012 16:07

O ministro sul-africano da Justiça, Jeff Radebe, pediu nesta sexta-feira explicações depois do indiciamento de 270 mineiros grevistas pelo assassinato de 34 colegas mortos a tiros pela polícia no dia 16 de agosto na mina de Marikana (norte).

"Não resta dúvidas de que a decisão da promotoria provoca um sentimento de estupor, de pânico e de confusão na sociedade sul-africana", declarou o ministro em um comunicado.

O juiz Esau Bodigelo não informou em que lei se baseou na quinta-feira para indiciar por assassinato aos 270 mineiros detidos desde 16 de agosto.

Os indiciados faziam parte dos grevistas, armados com lanças e machados, contra quem a polícia disparou.

Nenhum policial tinha sido acusado e foi criada uma comissão de investigação especial encarregada de esclarecer os fatos.

Muitos juristas consideram que o juiz utilizou uma lei antidistúrbios de 1956 que não tinha sido revisada pelas autoridades sul-africanas desde a chegada da democracia em 1994, e que prevê que sejam culpadas pelo assassinato todas as pessoas detidas no lugar de um tiroteio que envolva a polícia, independente de as vítimas serem policiais ou não.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)